home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, setembro 12, 2010

Fórmula 1: Itália

» Alonso vence em Monza, Hamilton tropeça no mundial de pilotos


Foto REUTERS

FÓRMULA 1 | GP Itália » classificações » pilotos » construtores

+ O que poderia ter sido uma semana absolutamente desastrosa para a Ferrari acabou por culminar perto da perfeição: depois de, na quarta-feira, a FIA ter sancionado as ordens de equipa que interferiram directamente no resultado final no Grande Prémio da Alemanha apenas com uma multa pecuniária, hoje, o primeiro e terceiro lugares de Fernando Alonso e Felipe Massa no circuito de Monza fizeram as delícias dos tiffossi e relançaram o bicampeão mundial na luta pelo título de pilotos.

+ O asturiano começou a construir a sua vitória no Grande Prémio de Itália ainda na qualificação de ontem, superando Jenson Button (McLaren) na disputa pelo primeiro posto na grelha de partida e pondo termo ao jejum de pole positions da Ferrari que durava desde a última prova do campeonato 2008. Contudo, a má partida de Alonso para a corrida de hoje ofereceu de bandeja a liderança da prova ao campeão mundial em título. Massa tentou igualmente aproveitar a oportunidade mas o seu companheiro de equipa conseguiu defender a segunda posição. Entretanto, ainda na primeira volta, um ataque precipitado de Lewis Hamilton (McLaren) ao brasileiro da Ferrari resultou no abandono forçado do inglês, em virtude de uma suspensão danificada. Na frente da prova, Alonso nunca deixou de pressionar Button mas a ultrapassagem em corrida afigurava-se difícil. Efectivamente, a inversão de posições viria a ser possibilitada apenas pela paragem obrigatória nas boxes para trocar de pneus: o espanhol parou duas voltas depois de Button e beneficiou ainda do trabalho perfeito dos seus mecânicos para conseguir regressar à pista à frente do seu mais directo rival. Sem carro para se manter colado a Alonso, Button rapidamente ficou para trás e o novo líder seguiu sem percalços rumo à vitória.

+ No final da prova, e perante uma multidão de adeptos da Ferrari, Fernando Alonso subiu então ao pódio acompanhado por Jenson Button e Felipe Massa, respectivamente segundo e terceiro classificados. Os pilotos da Red Bull, Sebastian Vettel e Mark Webber, terminaram no quarto e sexto postos, com Nico Rosberg (Mercedes) a intrometer-se na quinta posição. Os sétimo e oitavo lugares pontuáveis ficaram entregues a Nico Hulkenberg (Williams) e Robert Kubica (Renault), enquanto Michael Schumacher (Mercedes) foi nono no seu regresso a Monza. Por fim, o também veterano Rubens Barrichello fechou as posições pontuáveis.

+ No mundial de pilotos, a desistência de Hamilton permitiu a Mark Webber ascender à liderança da tabela, com 187 pontos contra os 182 do inglês. Embora o duo da frente continue perfeitamente destacado, Fernando Alonso recuperou terreno graças à vitória de hoje, subindo à terceira posição com 166 pontos. No quarto lugar, a apenas um ponto do espanhol, encontra-se agora Jenson Button, enquanto Vettel segue à espreita de uma oportunidade no quinto posto, com 163 pontos somados. Quanto à classificação por construtores, os resultados deste fim-de-semana traduziram-se igualmente na troca de posições entre a McLaren e a Red Bull: a equipa de Chris Horner lidera agora com 350 pontos contra os 347 da construtora inglesa.

+ A apenas cinco provas do final da época e com ambos os campeonatos ao rubro, aguardam-se novas emoções fortes já daqui a duas semanas, no Grande Prémio de Singapura.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 23:49


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes