home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, julho 24, 2010

Tour de France - Etapa 19

» Os trinta e nove segundos que fazem toda a diferença


Foto GETTY IMAGES

+ Um guionista de Hollywood não escreveria um final melhor: salvo um caso de azar extremo na etapa de amanhã, Alberto Contador (Astana) celebrará a sua terceira vitória na Volta a França com uma vantagem de trinta e nove segundos sobre Andy Schleck (Saxo Bank), precisamente o tempo que ganhou ao luxemburguês no já mais do que discutido "épisódio da corrente" da 15ª etapa. Contrariando a superioridade teórica do espanhol, Schleck ainda ameaçou a reviravolta nos primeiros quilómetros do contra-relógio de hoje mas Contador conseguiu manter a calma e acabou por fazer um registo trinta e um segundos mais rápido do que o seu rival. As emoções fortes geradas por esta luta intensa ofuscaram inclusivamente o grande vencedor da etapa, Fabian Cancellara (Saxo Bank), que mais uma vez confirmou o domínio total na disciplina do contra-relógio.

+ O percurso do único contra-relógio individual de longo curso do Tour 2010, com 52 km de extensão e perfil plano, ligou Bordéus a Pauillac. Os primeiros ciclistas a saírem para a estrada - entre os quais, Fabian Cancellara - foram beneficiados pela ausência de vento frontal, que mais tarde afectou os tempos dos melhores classificados na geral. Vencedor já do prólogo, 'Spartacus' cumpriu os 52 km em 1h00'56'' e viu o seu triunfo ameaçado apenas por Tony Martin (HTC Columbia), que ficou a dezassete segundos de bater o campeão do mundo de contra-relógio. Alberto Contador e Andy Schleck, os últimos a entrar em acção, encontraram já vento de frente e terminaram bem longe do registo de Cancellara: o espanhol foi 35º, a 5'43'', e o luxemburguês 44º, a 6'14'' do seu colega de equipa. Porém, o vento não justifica por si só a mais que modesta prestação de Contador neste contra-relógio. Aparentemente desconfortável na bicicleta - escorregava sobre o selim e era obrigado a reajustar a posição de quatro em quatro segundos -, o ex-campeão espanhol de contra-relógio andou longe do seu melhor, chegando a registar seis segundos de perda para Schleck à passagem do quilómetro vinte. A partir daí, contudo, o ritmo do luxemburguês começou a quebrar e Contador foi progressivamente aumentando a vantagem sobre o seu rival. No final, as lágrimas de "el pistolero" foram esclarecedoras: o terceiro Tour está ganho mas nunca Contador tinha encontrado um rival tão feroz, já que Schleck não só o igualou nas montanhas como demonstrou hoje que está melhorar no contra-relógio. Aliás, ainda que o espanhol não tenha estado nos seus melhores dias, os curtos vinte e um segundos de diferença entre os dois na etapa de hoje tem tanto de mérito de Andy Schleck como de demérito de Contador.

+ Se nada de anormal se passar amanhã, Contador sagrar-se-á então vencedor deste Tour por trinta e nove segundos de vantagem sobre Andy Schleck, o líder da classificação da juventude. No terceiro lugar do pódio estará Denis Menchov (Rabobank), que, graças a um excelente 11º lugar no contra-relógio, a 3'51'' de Cancellara, ultrapassou Samuel Sánchez (Euskaltel Euskadi) na classificação geral. Jurgen van den Broeck (Lotto) e Robert Gesink (Rabobank) seguraram a quinta e sexta posições, respectivamente, enquanto Joaquin Rodríguez (Katusha) perdeu o sétimo posto final para Ryder Hesjedal (Garmin). A fechar o top ten continuam Roman Kreuziger (Liquigas) e Chris Horner, com a curiosidade deste último ser o melhor representante da Radioshack, uma equipa com nomes como Lance Armstrong, Levi Leipheimer e Andreas Klöden... No entanto, e apesar de uma prestação longe das expectativas iniciais, a equipa norte-americana terá confirmado hoje o triunfo na classificação por equipas. Em relação às restantes classificações, Anthony Charteau (BBox) já tem garantida a vitória na tabela de montanha enquanto a camisola verde continua à mercê de Alessandro Petacchi (Lampre), o actual dono, Thor Hushovd (Cervélo) e Mark Cavendish (HTC Columbia). De consagração ou não, a etapa de amanhã promete pegar fogo à conta desta luta pela camisola dos pontos... Por fim, refira-se ainda que Sylvain Chavanel (Quick Step) subirá amanhã ao pódio de Paris para receber o prémio de super-combatividade.

+ Quanto aos dois portugueses ainda em prova, Sérgio Paulinho (Radioshack) e Rui Costa (Caisse d'Épargne) cumpriram o contra-relógio, respectivamente, com os 90º e 122º melhores registos, correspondentes à perda de 7'49'' e 9'02'' em relação a Cancellara. Apesar da prestação discreta, o ciclista da Radioshack mantém o 46º posto da geral, a 1h25'43'' de Contador, enquanto Rui Costa desceu apenas um lugar, encontrando-se em vias de completar o seu primeiro Tour na 73ª posição, a 2h12'28''.

+ A etapa de amanhã - a vigésima e última da Volta a França 2010 - sairá de Longjumeau com destino à já habitual consagração nos Campos Elísios, em Paris. O percurso de 102,5 km incluirá oito voltas ao circuito no centro da capital francesa, nas quais se contam dois sprints intermédios. Com a atribuição da camisola verde ainda por decidir, é provável que estes sprints sejam tão disputados quanto o da chegada à meta, logo, o dia de amanhã promete um final emocionante para a presente edição de La Grande Boucle.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 22:34


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes