home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, julho 17, 2010

Tour de France - Etapa 13

» Ataque solitário dá triunfo a Vinokourov, Schleck entra nos Pirenéus de amarelo


Foto REUTERS

+ Não foi ontem, foi hoje: depois do ataque fora de tempo de Alberto Contador (Astana) lhe ter negado a vitória na chegada a Mende, Alexandre Vinokourov (Astana) comemorou esta tarde o triunfo na 13ª etapa do Tour 2010. O cazaque - um dos ciclistas do pelotão internacional que mais espectáculo proporciona - atacou a sete quilómetros da meta e lançou-se num autêntico contra-relógio individual para cumprir o seu objectivo pessoal de ganhar uma etapa no regresso à Volta à França. Aliviada a tensão com Contador, 'Vino' estará agora ao serviço do seu chefe-de-fila na Astana.

+ Com 196 km a percorrer entre Rodez e Revel, o pelotão viu um trio de luxo - Sylvain Chavanel (Quick Step), Juan Antonio Flecha (Team Sky) e Pierrick Fédrigo (BBox) - isolar-se na frente da corrida logo à passagem do quilómetro cinco. Apesar da qualidade dos ciclistas escapados, o trabalho das equipas dos sprinters acabou por anular a fuga a dez quilómetros da meta. Com o pelotão reagrupado para a abordagem à Côte de Saint-Ferréol, de terceira categoria, Alessandro Ballan (BMC) foi o primeiro a lançar o ataque mas seria Alexandre Vinokourov a conseguir fugir rumo à vitória na etapa. Mesmo com as equipas dos sprinters a comandarem novamente a perseguição, 'Vino' nunca olhou para trás e, graças a uma descida temerária em direcção à meta, pôde celebrar o triunfo com treze segundos de vantagem sobre o pelotão. No sprint pelos pontos, Mark Cavendish (HTc-Columbia) bateu Alessandro Petacchi (Lampre) e Edvald Boasson Hagen (Team Sky) para arrecadar o segundo lugar na etapa do dia.

+ Na classificação geral da Volta a França, não há a registar alterações significativas após esta etapa: Andy Schleck (Saxo Bank) segue como líder com 31'' de vantagem sobre Alberto Contador e 2'45'' sobre Samuel Sánchez (Euskaltel Euskadi). Também nas classificações da juventude e da montanha continua tudo igual, com Schleck a liderar a primeira e Anthony Charteau (BBox) a comandar a segunda. Em contrapartida, a luta pela camisola verde não podia estar mais renhida: o oitavo lugar de Thor Hushovd (Cervélo) no sprint de hoje permitiu a Petacchi recuperar mais uma vez a liderança da tabela dos pontos, enquanto Mark Cavendish se vai cada vez mais aproximando dos seus rivais. A hipótese da camisola verde só conhecer o seu dono final na sequência do sprint nos Campos Elísios começa cada vez mais a tornar-se uma realidade...

+ Nesta 13º etapa do Tour, Sérgio Paulinho (Radioshack) foi 86º, a 1'34'' do vencedor, enquanto Rui Costa (Caisse d'Épargne) cruzou a meta já 4'35'' depois de Vinokourov, na 114ª posição. Ao nível da classificação geral, Paulinho subiu ao 54º posto, a 54'18'' do líder, e Rui Costa desceu para a 84ª posição, somando 1h'12'01'' de perda em relação a Schleck.

+ A Volta a França 2010 entra amanhã na sua fase decisiva: a 14ª etapa, com 184,5 km de extensão, assinala a entrada nos Pirenéus com a ascensão ao Port de Pailhères (categoria especial) e a chegada ao alto de Ax 3 Domaines, de primeira categoria. As duas subidas localizam-se já nos quarenta quilómetros finais do dia e prometem muitas movimentações e ataques. Ainda há muita montanha pela frente mas a jornada de amanhã é daquelas que promte ter impacto directo no desfecho desta edição do Tour.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 19:45


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes