home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quarta-feira, julho 14, 2010

Tour de France - Etapa 10

» Vitória de Sérgio Paulinho, Schleck segue de amarelo


Foto GETTY IMAGES

+ Que grande dia para o ciclismo português, em geral, e para Sérgio Paulinho em particular! Numa etapa em que o pelotão procurou sobretudo recuperar do esforço de ontem, o ciclista da Radioshack acertou na tentativa de fuga e demonstrou uma enorme astúcia na gestão do despique final com Vasil Kiryienka (Caisse d'Épargne) para conquistar a sua primeira vitória no Tour e a segunda em grandes voltas, depois do triunfo na Vuelta 2006. Mais de vinte anos depois da última vitória de um português na prova-rainha do ciclismo mundial - Acácio da Silva, 1989 -, Sérgio Paulinho tornou-se hoje no quarto representante nacional a conquistar uma etapa na Volta a França.

+ A décima etapa do Tour 2010, com 179 km de extensão, partiu esta manhã de Chambéry com destino a Gap, com o percurso a incluir a subida de primeira categoria à Côte de Laffrey. Depois de várias tentativas de fuga infrutíferas, o quilómetro quarenta acabou por assinalar a saída do pelotão de Sérgio Paulinho, Vasil Kiryienka, Dries Devenyns (Quick Step) e Mario Aerts (Lotto). Ao quarteto juntaram-se ainda os franceses Maxime Bouet (Ag2r) e Pierre Rolland (BBox), na expectativa de uma vitória no dia da Bastilha. A conjugação do ritmo certinho do grupo da frente com o pouco interesse do pelotão em persegui-lo fez com que a fuga rapidamente adquirisse mais de dez minutos de vantagem. Contudo, mesmo perante o sucesso iminente, o primeiro ataque entre os ciclistas escapados surgiu apenas a quinze quilómetros da meta: Aerts isolou-se por momentos na frente da prova, Devenyns respondeu ao ataque mas seria Sérgio Paulinho a lançar a arrancada decisiva, embora Kiryienka tenha conseguido recuperar e apanhar a roda do português. Daí para a frente, a dupla colaborou para distanciar os restantes companheiros de fuga, com a parceria a dar lugar ao jogo do gato e do rato a dois quilómetros da meta. O português da Radioshack escondeu-se atrás do rival bielorrusso até à entrada nos duzentos metros finais, quando arrancou para o sprint. Kiryienka foi lento na reacção e, apesar da recuperação de terreno nos últimos metros, acabou por ver Sérgio Paulinho cruzar primeiro a meta por pouco mais de dez centímetros. Num Tour até agora difícil para a Radioshack, a vitória do "gregário" português representa, para já, o ponto alto da participação da equipa norte-americana.

+ Os restantes ciclistas concluíram a etapa em pelotão compacto 14'19'' depois de Sérgio Paulinho. Nesse sentido, o topo da classificação geral não sofreu quaisquer alterações, com Andy Schleck (Saxo Bank) a manter a vantagem de 41'' e 2'45'' sobre Alberto Contador (Astana) e Samuel Sanchez (Euskaltel-Euskadi), respectivamente. O ciclista luxemburguês continua igualmente como líder da classificação da juventude, enquanto Thor Hushovd (Cervélo) conserva a camisola verde com sete pontos de vantagem sobre Alessandro Petacchi (Lampre). Por fim, nas contas da tabela de montanha, Jérôme Pineau (Quick Step) recuperou a camisola às bolinhas vermelhas que perdera ontem, somando apenas mais um ponto que Anthony Charteau (BBox).

+ Quanto à posição na geral de Sérgio Paulinho, o português ascendeu ao 54º posto, a 41'51'' do líder da prova. Entretanto, o outro representante das cores nacionais no Tour, Rui Costa (Caisse d'Épargne), foi 133º classificado, a 15'33'', e encontra-se na 83ª posição da geral, a 1h02'11'' de Andy Schleck.

+ A etapa de amanhã ligará Sisteron a Bourg-lès-Valence através de um percuro de 184,5 km de extensão. A única contagem de montanha do dia - de terceira categoria - será ao quilómetro cinquenta e seis, daí que se espere uma chegada em pelotão compacto com disputa da vitória ao sprint.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 19:00


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes