home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, junho 27, 2010

Fórmula 1: Europa

» Triunfo de Vettel em Valência


Foto GETTY IMAGES

FÓRMULA 1 | GP Europa » classificações » pilotos » construtores

+ A "guerra" entre Alemanha e Inglaterra que marca este décimo sétimo dia do Mundial de Futebol 2010 teve pontapé de saída no Grande Prémio da Europa: o germânico Sebastian Vettel subiu ao lugar mais alto do pódio de Valência, à frente dos ingleses da McLaren Lewis Hamilton e Jenson Button.

+ O triunfo do piloto da Red Bull começou a ser construído ainda ontem, com a conquista da pole position na qualificação. O companheiro de equipa de Vettel, Mark Webber, partia para a prova no segundo posto mas foi ultrapassado por Hamilton logo no arranque, continuando a perder posições nas voltas seguintes. Contudo, a tarde do australiano não tardaria a ficar ainda pior: à décima segunda volta, Webber colidiu com a traseira do Lotus de Heikki Kovailanen e viu o seu carro ser projectado no ar, dar uma cambalhota e, por fim, embater no muro de pneus. Se a violência do acidente impressiona, mais inacreditável ainda é que Mark Webber saiu do carro pelo próprio pé e, aparentemente, sem sequelas físicas significativas. Aliás, o acidente trouxe mais consequências à corrida do que ao piloto da Red Bull: a entrada em pista do safety car abriu uma janela estratégica para as paragens nas boxes, provocando alterações na classificação da prova em virtude do maior ou menor sucesso na escolha do momento de paragem. Fernando Alonso (Ferrari) - terceiro classificado antes do incidente entre Webber e Kovalainen - foi um dos mais prejudicados, perdendo várias posições, enquanto Vettel e Hamilton conseguiram conservar os seus postos. Mas o espanhol tem motivos de queixa: Alonso seguia atrás de Hamilton quando este ultrapassou ilegalmente o safety car no momento da sua entrada em pista; contudo, a demora na investigação do incidente e no anúncio da penalização permitiu ao inglês cumprir a passagem pela via das boxes sem perder a segunda posição, enquanto o piloto da Ferrari, após ter ficado "preso" atrás do safety car, fumegava de raiva no nono posto. Contudo, já nada havia a fazer e a bandeira de xadrez confirmou o segundo lugar de Lewis Hamilton, atrás de Vettel. Jenson Button, apesar da prestação discreta, terminou no terceiro posto, à frente do ex-colega de equipa, Rubens Barrichello (Williams), Robert Kubica (Renault) e do supreendente Adrian Sutil (Force India). Se, como no ciclismo, houvesse um prémio de combatividade, Kamui Kobayashi (BMW-Sauber) seria o contemplado de hoje: o piloto japonês ultrapassou Fernando Alonso e Sébastien Buemi (Toro Rosso) ao cair do pano para conquistar um merecido sétimo lugar. Numa tarde frustante, Alonso teve mesmo que se contentar com o nono posto final, à frente do seu compatriota Pedro de la Rosa (BMW-Sauber).

+ A classificação de pilotos continua a ser liderada por Lewis Hamilton, que soma agora 127 pontos contra os 121 de Button e os 115 de Vettel. Mark Webber e Fernando Alono, respectivamente com 103 e 96 pontos, começam a ficar afastados das primeiras posições e terão que reagir rapidamente caso queiram manter-se na luta pelo título até ao fim. Entretanto, na tabela de construtores, a McLaren cimentou o seu primeiro lugar, aumentando a vantagem sobre a Red Bull para trinta pontos.

+ O próximo Grande Prémio de Fórmula 1 terá lugar a 11 de Julho no circuito de Silverstone, em Inglaterra.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 16:45


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes