home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, março 28, 2010

Fórmula 1: GP Austrália

» Triunfo de Button em corrida emocionante


Foto GETTY IMAGES

FÓRMULA 1 | GP Austrália » classificações » pilotos » construtores

+ Neste início da nova época de Fórmula 1, pode dizer-se que, da primeira para a segunda prova, se passou de oito a oitenta. A estreia no Bahrein ficou marcada por uma corrida sem brilho, levantando dúvidas sobre a contribuição das novas regras para o espectáculo; mas hoje, no circuito de Melbourne, assistiu-se a um Grande Prémio absolutamente emocionante do princípio ao fim, com Jenson Button (McLaren) a arrecadar a vitória.

+ Contudo, se Button foi o grande vencedor, Sebastian Vettel (Red Bull) voltou a ser o maior derrotado. À semelhança da primeira prova, o piloto alemão foi o mais rápido na qualificação e dominou a primeira metade da prova - até que um problema nos travões do seu carro o atirou literalmente para fora da corrida. Com a dobradinha na frente da grelha de partida completada por Mark Webber, a Red Bull confirmou ter um carro rápido mas, em contrapartida, a falta de fiabilidade começa a ser preocupante...

+ Entretanto, em relação à corrida propriamente dita, o Grande Prémio teve um arranque repleto de incidentes. Vettel segurou a liderança na primeira curva enquanto Fernando Alonso (Ferrari) e Button, terceiro e quarto classificados na qualificação, se envolveram num toque que relegou o espanhol para a 22ª posição e permitiu a ascensão de Felipe Massa ao segundo posto. A entrada em pista do safety car, motivada por um outro acidente na primeira volta, estabilizou o pelotão e preparou o terreno para a manobra estratégica decisiva da corrida: à sétima volta, Jenson Button foi o primeiro a entrar nas boxes para trocar os pneus de piso molhado para pneus de seco. A antecipação da paragem em duas voltas relativamente aos pilotos melhor classificados permitiu ao inglês ascender da oitava para a segunda posição, atrás apenas de Sebastian Vettel. Desta forma, o abandono forçado do alemão à vigésima sexta volta deixou Button na liderança da prova e Robert Kubica (Renault) no segundo posto, à frente de Lewis Hamilton. Porém, se, para o campeão do mundo em título, a estratégia foi perfeita, já Hamilton viu-se privado do pódio pela decisão da McLaren de fazer uma segunda troca de pneus: na reentrada em pista, o inglês ficou preso na quinta posição, imediatamente atrás de Fernando Alonso e à frente do Red Bull de Mark Webber. A proximidade dos três pilotos acabou por resultar num pequeno acidente a apenas duas voltas do fim, quando Mark Webber calculou mal a distância de travagem e embateu na traseira do carro de Hamilton - o inglês pôde seguir sem problemas de maior mas o australiano viu-se obrigado a ir às boxes trocar a asa dianteira.

+ Jenson Button foi então o primeiro a ver a bandeira de xadrez, repetindo a vitória do ano passado neste mesmo circuito. A acompanhar o piloto da McLaren no pódio estiveram Kubica e Massa, respectivamente segundo e terceiro classificados. Fernando Alonso concretizou uma prova extraordinária ao terminar no quarto posto depois de ter concluído a primeira volta na 22ª posição. Nico Rosberg (Mercedes) foi o quinto classificado, logo seguido de Hamilton, Vitantonio Liuzzi (Force India) e Rubens Barrichello (Williams). A fechar os pontos ficaram Mark Webber, no nono lugar, e Michael Schumacher (Mercedes), no décimo. Ao nível da classificação de pilotos, estes resultados mantêm Alonso como líder do campeonato, agora com quatro pontos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa, Felipe Massa, e seis sobre Jenson Button. Sebastian Vettel, após o abandono de hoje, encontra-se já a vinte e cinco pontos do espanhol. Em relação à tabela de construtores, a Ferrari ocupa o primeiro posto, com setenta pontos somados contra os cinquenta e quatro da McLaren e os vinte e nove da Mercedes.

+ A prova que se segue no calendário, o Grande Prémio da Malásia, terá lugar já no próximo fim-de-semana. Ferrari e McLaren já venceram esta época, à Red Bull só falta corrigir os problemas de fiabilidade e a Renault poderá estar à espera de uma oportunidade para ganhar - alguém arrisca uma aposta no vencedor?

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 16:04


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes