home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, novembro 01, 2009

Fórmula 1: GP Abu Dhabi

» Triunfo confirma Vettel como vice-campeão


Foto REUTERS

FÓRMULA 1 | GP Abu Dhabi » classificações » pilotos » construtores

+ Na última prova da época, Sebastian Vettel (Red Bull) foi rei e senhor no lusco-fusco de Abu Dhabi (Emirados Árabes) e saiu do mais novo circuito de Fórmula 1 com o lugar cimeiro do pódio e a confirmação do segundo posto no campeonato. A sorte não foi particularmente amiga do alemão durante esta temporada mas poucos serão já os que não apontam Vettel como um futuro campeão mundial de Fórmula 1. Este ano, contudo, a coroa pertence a Jenson Button (Brawn GP) - e o britânico demonstrou estofo de campeão ao terminar atrás de Mark Webber (Red Bull), no terceiro posto deste Grande Prémio, quando o resultado já nada importava para as contas do campeonato.

+ Entretanto, na qualificação de ontem, foi a vez do anterior campeão do mundo brilhar: Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) fez uma volta-canhão perfeita e conquistou a pole position à frente dos dois Red Bull. O tempo do inglês foi tão superior a Vettel e Webber que muitos já esperavam uma vitória descansada do piloto em melhor forma na segunda metade da época. Contudo, e apesar de ter mantido a primeira posição no arranque para a prova, Hamilton não conseguiu construir a vantagem necessária para conservar a liderança após a primeira ronda de abastecimentos. Efectivamente, Vettel parou duas voltas mais tarde e sobreviveu a um episódio caricato - Jaime Alguersuari (Toro Rosso), que entrara à sua frente, enganou-se e tentou parar nas boxes da Red Bull, com o incidente a acabar por não afectar o reabastecimento do alemão - e reentrou em pista já à frente de Hamilton, que entretanto começava a enfrentrar problemas com os travões. Com a segurança do seu piloto em risco, a McLaren acabou por ordenar a Hamilton o regresso às boxes para abandonar a prova, deixando assim o caminho aberto para a dobradinha da Red Bull.

+ Ainda assim, nem tudo estava já decidido a favor da Red Bull: se Sebastian Vettel tinha a vitória praticamente assegurada, o carro de Mark Webber começou a demonstrar sinais de desgaste nas voltas e finais, com o australiano a fazer das tripas coração para defender o segundo posto face aos ataques de Jenson Button. A bandeira de xadrez acabou por confirmar a quarta dobradinha da época da Red Bull e o terceiro posto de Jenson Button, à frente do seu companheiro de equipa Rubens Barrichello. Nick Heidfeld (BMW-Sauber) foi quinto classificado, com o substituto temporário de Timo Glöck na Toyota, Kamui Kobayashi, a coroar uma excelente prestação com o sexto lugar. Jarno Trulli (Toyota) foi sétimo e Sébastien Buemi (Toro Rosso) fechou os lugares pontuáveis.

+ No campeonato mundial de pilotos, e com Button como o mais recente campeão mundial, a luta entre Vettel e Barrichello pelo segundo posto acabou por terminar a favor do piloto alemão por uma diferença de sete pontos. Já na luta pelo quinto posto - e, também, pela terceira posição no mundial de construtores, atrás da Brawn e da Red Bull... -, os nulos de Lewis Hamilton e Kimi Räikkönen deixaram tudo na mesma, isto é, vantagem para o inglês e a sua equipa.

+ Como balanço final, resta dizer que Jenson Button e a Brawn GP foram justos vencedores do campeonato 2009 de Fórmula 1. Em retrospectiva, pode dizer-se que o inglês selou o título com as seis vitórias conquistadas nas primeiras sete corridas da época; e se daí para a frente mostrou alguns momentos de fraqueza, também os houve de calma e coragem, como no Grande Prémio do Brasil. Num mundo dominado por Ferraris e McLarens, por Schumachers e Alonsos, as vitórias da Brawn e de Button (e também Barrichello) são a prova final de que os 'underdogs' também podem ter o seu dia de glória.

+ Para o ano há mais Fórmula 1. A Brawn quererá demonstrar que este ano não foi sorte mas sim trabalho e competência; a Red Bull almejará elevar equipa e pilotos ao degrau mais alto; a Ferrari já confirmou a contratação de Fernando Alonso e, com o bicampeão a bordo, não aceitará menos do que o regresso às grandes vitórias; e na McLaren-Mercedes aguarda-se pelo anúncio do segundo piloto, com os rumores a darem como quase certo o regresso de Räikkönen à sua anterior equipa. Entretanto, e enquanto a nova época não chega, resta-nos acompanhar a habitual 'silly season'...

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 16:45


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes