home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, outubro 04, 2009

Fórmula 1: GP Japão

» Vettel vence e mantém-se na luta pelo título


Foto Getty Images

FÓRMULA 1 | GP Japão » classificações » pilotos » construtores

+ No regresso da Fórmula 1 ao famoso "oito" de Suzuka, Sebastian Vettel (Red Bull) teve uma fim-de-semana perfeito, somando uma vitória convicente à pole position conquistada na qualificação de ontem. Beneficiando de uma penalização imposta a Jenson Button e Rubens Barrichello na qualificação e também da menor eficácia dos Brawn no circuito japonês, o triunfo do piloto alemão foi ainda mais significativo porque lhe permite permanecer na corrida ao título mundial de pilotos. Com duas provas para o final do campeonato, ainda nada está decidido...

+ No entanto, e apesar da vitória de Vettel, nem tudo foram rosas para a Red Bull neste fim-de-semana: se o alemão foi o mais rápido na qualificação, Mark Webber, por outro lado, nem sequer pôde participar após danificar gravemente o carro na última sessão de treinos, sendo este um rude golpe para as contas da equipa no mundial de construtores. Sebastian Vettel viu-se assim acompanhado por Jarno Trulli (Toyota) e Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) na frente da grelha de partida, com o inglês a ultrapassar o italiano no arranque para a prova. Entretanto, Barrichello e Button, penalizados por ignorarem uma bandeira amarela na qualificação, saíam da sexta e décima posição da grelha de partida na expectativa de recuperar algumas posições. Sebastian Vettel não teve rivais à altura na luta pela vitória e a sua liderança não foi sequer ameaçada por um pequeno problema aquando do segundo reabastecimento. Menos sorte teve Lewis Hamilton, que "devolveu" o segundo lugar a Trulli após um problema com o limitador de velocidade à saída das boxes. Ainda assim, a entrada em pista do safety car a dez voltas do fim da corrida poderia ter tido consequências ainda mais nefastas para o inglês; todavia, mesmo com problemas no seu sistema KERS, o campeão do mundo em título soube defender-se do Kimi Räikkönen no recomeço da prova e garantiu assim mais um pódio para o currículo. O finlandês, de saída da Ferrari, foi o quarto classificado, seguido por Nico Rosberg (Williams) e Nick Heidfeld (BMW-Sauber). Rubens Barrichello e Jenson Button acabaram por fechar os lugares pontuáveis, respectivamente na sétima e oitava posição.

+ Nas contas do campeonato do mundo de pilotos, Rubens Barrichello recuperou mais um ponto para Button mas segue ainda a catorze de distância do companheiro de equipa e líder da classificação. Sebastian Vettel mantém as hipóteses matemáticas de chegar ao título após reduzir a desvantagem para dezasseis pontos. Embora a diferença ainda seja muito considerável, o alemão não tem nada a perder e, caso Button seja acometido pela mesma "tremideira" que afectou o seu compatriota Hamilton em 2007, poderá mesmo sagrar-se campeão mundial. Afinal, há dois anos atrás, Räikkönen estava a dezassete pontos do líder com apenas dois Grandes Prémios para o final da época... Entretanto, no campeonato de construtores, a Brawn está à beira de confirmar o título mundial no seu ano de estreia na Fórmula 1, somando 156 pontos contra os 120,5 da Red Bull. Ferrari e McLaren seguem numa disputa acirrada pelo terceiro posto, com apenas dois pontos de vantagem para a formação italiana - com Fisichella e Kovalainen a darem pouco nas vistas, a questão será quase certamente resolvida pelo confronto directo entre Räikkönen e Hamilton, que lutam igualmente pela quinta posição na tabela de pilotos.

+ O próxima Grande Prémio terá lugar em São Paulo, Brasil, daqui a duas semanas. Button quererá confirmar o título o mais cedo possível; Barrichello corre em casa, perante o seu público; e a vitória de hoje de Vettel dá ao alemão uma alavanca psicológica para esta ponta final da época. Embora não seja o palco da última prova do ano - como aconteceu nos últimos anos -, o circuito de Interlagos poderá novamente decidir campeonatos.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 11:08


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes