home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, outubro 18, 2009

Fórmula 1: GP Brasil

» Button e Brawn GP sagram-se campeões do mundo, Webber vence corrida


Foto REUTERS

FÓRMULA 1 | GP Brasil » classificações » pilotos » construtores

+ Um ano depois do duelo Hamilton-Massa, o circuito de Interlagos voltou a ser o palco da festa inglesa e da desilusão brasileira: Jenson Button confirmou a conquista do campeonato mundial de pilotos a uma prova do final enquanto Rubens Barrichello, o seu companheiro de equipa, não só se despediu das possibilidades de continuar a lutar pelo título como se viu despromovido para o terceiro posto da classificação. Contudo, a alegria britânica veio em dose dupla - a Brawn GP sagrou-se igualmente campeã mundial de construtores no seu ano de estreia na Fórmula 1. Para uma equipa que renasceu das cinzas da Honda já em Janeiro de 2009, esta época não poderia ter tido, certamente, um melhor desfecho...

+ Com tantos acontecimentos, a excelente vitória de Mark Webber (Red Bull) até acabou por passar despercebida. O australiano saiu do segundo posto da grelha de partida, com Barrichello na pole-position mas com menos combustível. O brasileiro precisava de uma primeira parte de corrida perfeita para conseguir manter a liderança mas a entrada em pista do safety car após um acidente aparatoso logo na primeira volta acabou por deitar por terra as suas aspirações. Efectivamente, Mark Webber acabou por ascender ao primeiro lugar na sequência dos primeiros reabastecimentos, com Robert Kubica (BMW-Sauber) também a ultrapassar Barrichello. Jenson Button saíra apenas da 14ª posição após uma qualificação desastrosa mas, graças em parte ao incidentes da primeira volta, já recuperara várias posições e, conduzindo sem medo de arriscar, começava a pressionar o seu colega de equipa e rival. A segunda ronda de abastecimentos entregava o título a Button - o seu sétimo posto contra o terceiro de Barrichello era suficiente para confirmar a vitória no mundial - mas um furo de 'Rubinho' a oito voltas do final pôs fim a qualquer dúvida que restasse: o brasileiro caiu para o oitavo lugar enquanto Button ascendia à quinta posição.

+ Com a bandeira de xadrez nas mãos do quase recuperado Felipe Massa (Ferrari), Mark Webber cruzou a linha da meta no primeiro posto, à frente de Kubica e Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes). Sebastian Vettel (Red Bull) conquistou um excelente quarto lugar após largar da 16ª posição, superando a também excelente recuperação de Jenson Button, quinto classificado. Kimi Räikkönen (Ferrari) superou um toque na primeira volta e um incidente nas boxes - Kovalainen saiu à sua frente com a mangueira ainda presa e lançou combustível sobre o carro do seu compatriota, que se incendiou por breves instantes - para terminar na sexta posição, à frente de Sebastien Buemi (Toro Rosso). O ponto de (des)consolo foi para Rubens Barrichello, que parece perseguido por uma maldição no Grande Prémio da sua cidade natal.

+ No campeonato mundial de pilotos, o título de Jenson Button corresponde, para já, a 89 pontos. Sebastian Vettel ultrapassou Barrichello na luta pelo segundo lugar e terá agora que defender uma vantagem de dois pontos na última corrida do ano. Mark Webber sai de São Paulo com o quarto lugar garantido enquanto Lewis Hamilton e Kimi Räikkönen seguem animados na luta pelo quinto posto, com o inglês a liderar por apenas um ponto. Quanto ao mundial de construtores, a Brawn GP soma 161 pontos contra os 135,5 da Red Bull. Entretanto, o duelo Hamilton-Räikkönen continua a alimentar a disputa pelo terceiro lugar da classificação entre a McLaren-Mercedes e a Ferrari, separadas pelo ponto único que faz a diferença entre os dois pilotos.

+ O campeonato de Fórmula 1 de 2009 termina no próximo dia 1 de Novembro no novo circuito de Abu Dhabi. Com os dois títulos entregues, restam como motivos de interesse apenas as disputas menores e o facto de ser um circuito completamente novo.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 22:52


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes