home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, setembro 27, 2009

Fórmula 1: GP Singapura

» Hamilton vence, Button reforça a liderança no mundial de pilotos


Foto Reuters

FÓRMULA 1 | GP Singapura » classificações » pilotos » construtores

+ Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) pode ter sido o vencedor do Grande Prémio de Singapura mas o seu compatriota Jenson Button (Brawn GP) terá igualmente grandes motivos para sorrir: num fim-de-semana complicado, o líder do campeonato do mundo de pilotos conseguiu minimizar os estragos e acabou mesmo por ganhar pontos sobre o seu companheiro de equipa e mais directo adversário, Rubens Barrichello. Afectado pela pressão durante a segunda metade da época, Button segue protegido pela 'estrelinha da sorte' nos momentos decisivos e tem tudo para se sagrar como o novo campeão mundial de Fórmula 1.

+ Efectivamente, a qualificação de ontem deixou Jenson Button num desapontante 12º lugar na grelha de partida para este Grande Prémio. Contudo, e apesar de Barrichello ter passado à terceira manga da qualificação, o piloto britânico acabou até por ficar em melhor situação para a corrida de hoje do que o seu companheiro de equipa: uma penalização por ter trocado de caixa de velocidades fez com que o brasileiro fosse despromovido da quinta para a décima posição da grelha de partida, com a agravante de iniciar a prova com menos combustível no carro do que Button e, logo, com uma estratégia que o deixava à mercê do inglês. Entretanto, o mesmo Rubens Barrichello foi o "responsável" pela pole position de Lewis Hamilton, já que a última sessão da qualificação foi terminada abruptamente na sequência de um despiste do brasileiro.

+ Na corrida propriamente dita, um problema momentâneo com o sistema KERS nem sequer chegou a ameaçar a liderança de Lewis Hamilton, que soube controlar a prova do princípio ao fim. Nico Rosberg (Williams), que partida do terceiro lugar da grelha de partida, ainda tentou dar luta ao inglês mas a sua corrida ficou arruinada por uma penalização por ter pisado a linha branca à saída da via das boxes. O segundo lugar na prova acabou assim por ficar entregue a Timo Glöck (Toyota), enquanto Fernando Alonso arrecadou o último lugar do pódio no regresso da Renault ao "local do crime" - de relembrar que Flavio Briatore e Pat Symmonds foram esta semana afastados da Fórmula 1 na sequência do acidente encenado por Nelson Piquet Jr. no Grande Prémio de Singapura da época transacta. Sebastian Vettel (Red Bull) foi o quarto classificado - uma penalização por excesso de velocidade na via das boxes impediu-o de obter um resultado melhor - enquanto Jenson Button recuperou a concentração que lhe faltara na qualificação e terminou o Grande Prémio na quinta posição, à frente de Rubens Barrichello. A fechar os lugares pontuáveis terminaram Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes) e Robert Kubica (BMW-Sauber), respectivamente na sétima e oitava posições.

+ No mundial de pilotos, e a três provas do final da época, Jenson Button lidera a classificação com quinze pontos de vantagem sobre Barrichello - o brasileiro teria que recuperar mais de cinco pontos por corrida para poder chegar ao título mundial... Vettel segue no terceiro posto, ainda com hipóteses matemáticas de ser campeão, enquanto Mark Webber (Red Bull) já ficou definitivamente afastado da luta pelo título. Ao nível do campeonato de construtores, apenas uma cataclismo poderá pôr em causa o primeiro lugar da Brawn GP, com a Red Bull já muito distante no segundo posto. Aliás, nesta classificação, as atenções estão agora mais voltadas para a disputa pelo terceiro posto do que para o primeiro lugar, com a McLaren-Mercedes a aproveitar o fim-de-semana sem pontos da Ferrari para encurtar a desvantagem para apenas três pontos.

+ O próximo Grande Prémio terá lugar já no próximo fim-de-semana no Japão, mais exactamente no circuito de Suzuka. Jenson Button poderá assegurar o título mundial já nesta prova mas espera-se que o piloto britânico se limite a controlar Barrichello sem correr riscos de maior. Agora que o campeonato de Fórmula 1 está a aproximar-se do seu desfecho, esta será, certamente, uma corrida a não perder.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 19:55


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes