home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, agosto 15, 2009

TÉNIS
Vale do Lobo Grand Champions CGD: Rusedski campeão

» Inglês impôs-se a Stefan Edberg na final


Foto GETTY IMAGES

Greg Rusedski é o sucessor de Marcelo Rios na galeria de campeões do Vale do Lobo Grand Champions. O tenista britânico derrotou o sueco Stefan Edberg, grande favorito do público, por 6-3 e 6-4, e sagrou-se campeão na 9ª edição da prova portuguesa do ATP Tour of Champions.

Num jogo entre servidores-voleadores, "espécie" em vias de extinção nos dias que correm, Rusedski e Edberg proporcionaram ambos um excelente espectáculo, com o inglês a levar a melhor. Muito forte no capítulo do serviço e extremamente regular na rede, Rusedski aproveitou-se também das debilidades físicas de Edberg (mazelas na zona abdominal, na coxa esquerda e nos gémeos da perna direita) para se impor em apenas dois parciais, ao cabo de 1h15 de jogo.

Foi a cereja no topo do bolo, numa "semana perfeita" que o levou ao primeiro título no circuito de veteranos da ATP. Rusedski declarou-se "muito satisfeito por vencer o meu primeiro título no ATP Champions Tour. Especialmente batendo o Stefan, que respeito e admiro muito. Adorei esta semana. Vale Do Lobo é um resort belíssimo e a organização deste torneio fantástica".

Por seu lado, Edberg estava naturalmente desapontado pela derrota, mas "satisfeito pela forma como joguei esta semana. É sempre bom ganhar uma final, mas chegar lá só por si já é motivo de satisfação. Gostei muito deste torneio e do resort, e espero agora ainda jogar em Paris e Londres, este ano”.

Antes, ao princípio da noite de ontem, Fernando Meligeni e Marc-Kevin Goellner haviam lutado entre si pelo 3º lugar, num encontro falado em português. O brasileiro, nascido em Buenos Aires, levou a melhor sobre o alemão, nascido em São Paulo, mas apenas no Match Tie-Break e com um equilibradíssimo 14-12. Meligeni juntou-se, então, a Rusedski e Edberg no pódio final.

Quanto a Nuno Marques, o único representante luso em prova, acabou por ser traído por uma lesão no cotovelo, que o obrigou a desistir do decisivo encontro com Marc-Kevin Goellner, numa altura em que perdia por 4-1 no segundo set, depois de ter vencido o primeiro, por 6-4. Deste modo, Marques não foi capaz de igualar a marca de João Cunha e Silva, 4º classificado em 2003.

E assim chegou ao fim mais uma edição do Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos. Numa conjuntura particularmente difícil - recorde-se que alguns dos eventos inicialmente incluídos no calendário de 2009 não chegaram a realizar-se -, a prova voltou a ser um enorme sucesso organizativo, competitivo e mediático, tendo chovido numerosos elogios ao longo da mesma, particularmente da parte dos jogadores.

Para o director da prova, Pedro Frazão, "o balanço só pode ser positivo. O nível competitivo foi elevado da parte de todos os jogadores, tivemos excelentes espectáculos e muito boa afluência de público, pelo que só podemos estar satisfeitos". Para 2010, ano em que o torneio comemora o seu 10º aniversário, já está definido um objectivo: "é do conhecimento público que gostaríamos de trazer o Pete Sampras aqui a Vale do Lobo".

Resta, então, aguardar para ver, com a certeza de que em 2010 voltaremos a ter um elenco de luxo, como já vem sendo um hábito saudável neste Vale do Lobo Grand Champions.

Artigo de Carlos Morais
Publicado às 15:20


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes