home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, agosto 30, 2009

Fórmula 1: GP Bélgica

» Räikkönen de regresso às vitórias em prova animada


Foto Reuters

FÓRMULA 1 | GP Europa » classificações » pilotos » construtores

+ O circuito de Spa-Francorchamps foi hoje palco da primeira vitória da época da Ferrari, com Kimi Räikkönen a subir ao lugar mais alto do pódio mais de um ano depois da última vez. Contudo, a temporada 2009 de Fórmula 1 continua tudo menos previsível: não só Räikkönen foi o sexto piloto diferente a vencer nas últimas seis corridas (algo que não sucedia desde 1982) como Giancarlo Fisichella conduziu o seu Force India a um surpreendente segundo lugar final. Na sequência desta excelente prestação, o italiano é agora o piloto mais cotado para substituir Luca Badoer - último classificado pela segunda vez consecutiva... - na Ferrari até ao final da época.

+ O fim-de-semana quase perfeito de Fisichella começou a ganhar contornos com a conquista da pole position na qualificação de ontem. No entanto, não foi apenas a pole position de Fisichella que fugiu à 'normalidade' na grelha de partida para este Grande Prémio da Bélgica: o Ferrari de Räikkönen e os Red Bull de Sebastian Vettel e Mark Webber, inicialmente considerados como os principais candidatos à vitória, ficaram-se por uma prestação meramente razoável na qualificação - sexto, oitavo e nono na saída para a corrida - enquanto Jenson Button (Brawn GP) e Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) se viram afastados da última manga. Já hoje, na partida para a prova, Fisichella soube aguentar a pressão de Jarno Trulli (Toyota) e Nick Heidfeld (BMW-Sauber) na aproximação à primeira curva e defender a liderança mas um acidente a meio do pelotão - Romain Grosjean (Renault) deu um toque em Jenson Button, com Hamilton e Jaime Alguersuari (Toro Rosso) a serem apanhados na confusão - e a consequente entrada em pista do safety car acabaram por virar as circunstâncias da corrida contra o italiano. Räikkönen, que ainda antes de serem acenadas as bandeiras amarelas ascendera ao segundo posto, colou-se à traseira de Fisichella e, munido do KERS, não teve dificuldades em ultrapassar o piloto de Force India no recomeço da corrida. Este acabou por ser o momento decisivo para o desfecho da prova já que Fisichella demonstrou andamento para acompanhar o ritmo de Räikkönen até à última volta - tivesse o sistema KERS ou uma estratégia diferente do finlandês e estaríamos agora a falar de um triunfo da Force India em vez de um segundo lugar... Ainda assim, Kimi Räikkönen mereceu certamente a vitória pelo sentido de oportunidade demonstrado, enquanto Fisichella e a Force India têm neste segundo lugar motivos mais do que suficientes para festejar. Também satisfeito terá terminado Sebastian Vettel (Red Bull), de regresso ao pódio após dois abandonos consecutivos. Robert Kubica e Nick Heidfeld fecharam um bom fim-de-semana para a BMW-Sauber com os quarto e quinto postos finais, enquanto Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes) foi sexto. Vindo de um triunfo, Rubens Barrichello aguentou um motor com uma fuga de óleo nas duas últimas voltas para segurar a sétima posição, com Nico Rosberg (Williams) a fechar as posições pontuáveis.

+ No campeonato mundial de pilotos, e apesar do abandono forçado, Jenson Button acaba por não sair da Bélgica muito penalizado: o inglês viu a sua vantagem sobre o segundo classificado, Rubens Barrichello, encurtada apenas em dois pontos, enquanto Vettel ultrapassou Mark Webber (Red Bull) para subir à terceira posição. Com cinco provas para o final da época, Button conta agora com dezasseis pontos de vantagem sobre Barrichello e dezanove sobre Vettel - a diferença (ainda) é confortável mas as prestações de Button nas últimas corridas começam a deixar no ar a sensação que poderá perder o campeonato devido à sua falta de capacidade de lidar com a pressão... Entretanto, no campeonato de construtores, a Brawn GP segue igualmente no primeiro posto, somando 128 pontos contra os 104,5 da Red Bull e os 56 da Ferrari.

+ A Fórmula 1 regressa dentro de duas semanas com o Grande Prémio de Itália. Em Monza, a Ferrari quererá certamente oferecer uma nova vitória aos seus 'tiffosi' mas terá que enfrentar uma Brawn decidida a retomar o domínio e uma Red Bull à espreita de oportunidades para encurtar distâncias em ambas as classificações. E, como a corrida de hoje demonstrou, pelo meio poderá sempre intrometer-se um 'Force India'...

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 16:53


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes