home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




terça-feira, julho 21, 2009

TOUR DE FRANCE
Etapa 16

» Triunfo de Astarloza na etapa, Contador segue de amarelo


Foto ASSOCIATED PRESS

+ Embora sem consequências de maior para a classificação geral, a décima sexta etapa da Volta a França ofereceu vários motivos de interesse, sobretudo ao nível das lutas pela classificação geral e pela camisola de montanha. O maior vencedor do dia, contudo, foi Mikel Astarloza, que se libertou dos seus companheiros de fuga a dois quilómetros da meta para quebrar finalmente o jejum de vitórias no Tour da Euskaltel-Euskadi e subir ao 11º posto da geral.

+ A primeira fuga desta etapa - um percurso de 159 km entre Martigny e Bourg-Saint-Maurice - envolveu, porém, um grupo de mais de vinte ciclistas, dos quais cedo se destacaram Egoi Martinez (Euskaltel-Euskadi), Franco Pellizotti (Liquigas) e Vladimir Karpets (Team Katusha). No entanto, o ciclista basco acabou por ceder na subida de categoria especial ao Col du Grand Saint-Bernard e deixou Pellizotti à vontade para reforçar a sua liderança na classificação de montanha. À entrada para a segunda contagem de montanha do dia - o Col du Petit Saint-Bernard, de primeira categoria - o grupo de perseguidores já tinha absorvido o duo da frente mas, ainda assim, Pellizotti voltou a ser o primeiro a alcançar o cume da subida. Se na fuga tudo seguia mais ou menos calmo, no pelotão principal, pelo contrário, assitia-se ao ataque dos irmãos Schleck (Team Saxo Bank). O camisola amarela, Alberto Contador (Astana), não teve dificuldades em responder mas Lance Armstrong (Astana), Carlos Sastre (Cérvelo) e Cadel Evans (Silence-Lotto) ficaram para trás. Depois de terem estado já com mais de meio minuto de atraso e num esforço notável, o norte-americano e o espanhol conseguiram reentrar no grupo de Contador ainda na subida; Cadel Evans, por outro lado, não conseguiu recuperar e acabou relegado para um grupo mais atrasado na companhia de Frank Schleck, com o luxemburguês a sentir as consequências do trabalho para o seu irmão. Na descida tortuosa até à meta, tanto os ciclistas escapados como os favoritos ao pódio final da prova seguiram, felizmente, sem problemas - Jens Voigt, o veterano da Team Saxo Bank, já não poderá dizer o mesmo, tendo sido transportado para o hospital após uma queda violenta. Entretanto, com a fuga reduzida a oito elementos, Astarloza decidiu evitar a discussão da vitória ao sprint e isolou-se a dois quilómetros da meta, vencendo a etapa com seis segundos de vantagem sobre o grupo de perseguidores no qual Sandy Casar (FDJ) e Pierrick Frédigo (Bouygues Telecom) foram os primeiros a cruzar a linha de chegada. O grupo dos principais favoritos concluiu a etapa 59'' depois do vencedor, com Contador, Armstrong, Bradley Wiggins (Garmin), Andreas Klöden (Astana), Andy Schleck, Vicenzo Nibali (Liquigas) e Carlos Sastre incluídos.

+ Em relação à classificação geral, a camisola amarela continua entregue a Alberto Contador, que mantém os mesmos 1'37'' e 1'46'' de vantagem sobre Lance Armstrong e Bradley Wiggins (Garmin), respectivamente. A grande novidade do dia acaba por ser a entrada de Carlos Sastre no top ten: o espanhol é agora o nono classificado do Tour, a 3'52'' do seu compatriota. Cadel Evans, pelo contrário, ganha o título de maior derrotado da jornada, tendo caído para a 17ª posição da geral, a 7'23'' do líder, após terminar a etapa já a 3'55'' de Astarloza - tendo em conta a situação, poderá ser difícil para o australiano terminar sequer entre os dez primeiros classificados... Quanto à outra luta que agitou esta etapa, Franco Pellizotti segue como líder destacado da classificação da montanha, com cinquenta e oito pontos de vantagem sobre Egoi Martinez, e começa a ser um sério candidato a envergar a camisola às pintas vermelhas no pódio de Paris. Por fim, e no que diz respeito às restantes classificações, Thor Hushovd (Cérvelo) e Andy Schleck conservam, respectivamente, a camisola verde e a camisola branca.

+ O ciclista português da Astana, Sérgio Paulinho, continua a prestar uma prova regular e terminou a etapa de hoje na 57ª posição, a fechar o grupo dos 3'55'' de perda para o vencedor. Na geral, subiu ao 37º posto, a 22'02'' de Contador.

+ A etapa de amanhã assinala o fim da passagem do Tour 2009 pelos Alpes - e tem tudo para ser um dia extraordinário, embora a perspectiva do contra-relógio individual logo no dia seguinte possa limitar os ataques entre os favoritos. O percurso, de 169,5 km de extensão, ligará Bourg-Saint-Maurice a Le Grand-Bornand e incluirá cinco contagens de montanha, das quais quatro(!) de primeira categoria e com a primeira logo nos primeiros quilómetros da etapa. Os últimos quinze quilómetros do dia, contudo, serão feitos já a descer em direcção à meta, logo após o Col de la Colombiére. Para ciclistas como Andy Schleck ou Carlos Sastre - não tão bons nos contra-relógios - este poderá ser um dia decisivo para a sua classificação final na prova, logo, será certamente uma etapa a não perder.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 19:39


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes