home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, julho 18, 2009

TOUR DE FRANCE
Etapa 14

» Fuga dá triunfo a Ivanov, Nocentini segura a amarela por segundos


Foto ASSOCIATED PRESS

+ Ao fim de duas semanas de competição e prestes a entrar nos Alpes, o pelotão da Volta a França continua a deixar o protagonismo às fugas. Na etapa de hoje, a décima quarta do Tour 2009, uma fuga inicial de doze ciclistas acabou por resultar na vitória isolada de Serguei Ivanov (Team Katusha). O dia, contudo, ficou negativamente marcado pelo atropelamento fatal de um espectadora por uma moto da polícia, no primeiro acidente mortal na competição desde 2000.

+ A já referida fuga do dia formou-se ainda antes do pelotão cumprir os primeiros vinte quilómetros dos duzentos a percorrer entre Colmar e Besançon. O ciclista melhor classificado do grupo era George Hincapie (Team Columbia), que seguia acompanhado por nomes como Ivanov, Christophe Le Mevel (FDJ), Gerald Ciolek (Milram) e Daniele Bennati (Liquigas). Sem ninguém verdadeiramente 'perigoso' entre os ciclistas escapados, o pelotão reagiu à fuga apenas nos quilómetros finais, com a Garmin à cabeça. Contudo, o contra-ataque deu-se já demasiado tarde para apanhar a fuga e funcionou antes como um controlo sobre a possibilidade de mudança de dono da camisola amarela. Entretanto, na frente da corrida, a entrada nos dez quilómetros finais assinalou o arranque decisivo de Ivanov em busca da sua segunda vitória da carreira em etapas do Tour. O ciclista russo deu o tudo por tudo até à meta, aproveitando a desorganização dos perseguidores, foi o digno vencedor do dia, com dezasseis segundos de vantagem sobre oito dos seus companheiros de fuga. Entretanto, a liderança do pelotão dividia-se entre os que queriam Hincapie de amarelo - a Team Columbia, a própria Astana, ... - e a Garmin, que elevou o ritmo na aproximação à meta. Já no sprint final, o que se viu foi uma marcação cerrada de Mark Cavendish (Team Columbia) a Thor Hushovd (Cervélo) - e o inglês, que cruzara a meta à frente de Hushovd, acabou por ser desclassificado para a última posição do pelotão devido à alteração da sua trajectória nos metros finais. Neste sentido, o atraso do grupo principal em relação ao vencedor ficou registado por Hushovd em 5'36''.

+ Em virtude desta diferença, Rinaldo Nocentini (Ag2r) seguirá de camisola amarela pelo menos por mais um dia, com George Hincapie a ascender ao segundo posto, a cinco segundos do italiano. Alberto Contador (Astana) entrará nos Alpes no terceiro posto, a seis segundos do líder, enquanto Lance Armstrong (Astana) fecha os quatro primeiros num intervalo de apenas oito segundos de diferença. Destaque ainda para a entrada deo francês Christophe Le Mevel no top ten da classificação geral: o ciclista da Française des Jeux é o quinto classificado, a 43'' do líder. Tony Martin (Team Columbia) caiu duas posições na geral na sequência desta alterações mas, em contrapartida, mantém-se como líder da classificação da juventude. Franco Pellizotti (Liquigas) segue igualmente como rei da montanha enquanto que, nas contas da camisola verde, a penalização a Cavendish permitiu que Thor Hushovd estendesse a sua vantagem sobre o inglês para dezoito pontos.

+ Em relação a Sérgio Paulinho, o português da Astana foi o 46º classificado do dia, terminando a etapa integrado no pelotão. Na geral, ocupa agora o 41º posto, a 12'19'' de Nocentini.

+ A etapa de amanhã - 207,5 km entre Pontarlier e Verbier (Suíça) - poderá marcar decisivamente o Tour: não só assinala a entrada na semana final da prova como será o primeiro dos três dias nos Alpes. No percurso de amanhã, os ciclistas começarão por 'aquecer' as pernas em quatro subidas de terceira categoria, passando a meio da etapa por uma de segunda; e, para terminar, terão a subida ao Verbier - de primeira categoria - a coincidir com o final da etapa. Numa Volta a França que, para já, tem sido parca em ataques de favoritos, tudo o que se deseja é que a perspectiva do Mont Ventoux a fechar a prova não impeça os ciclistas de aproveitarem esta oportunidade fantástica para atacar e tentar ganhar tempo.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 16:59


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes