home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sexta-feira, julho 17, 2009

TOUR DE FRANCE
Etapa 13

» Vitória à chuva de Haussler, Nocentini continua como líder


Foto ASSOCIATED PRESS

+ À décima terceira etapa da Volta a França 2009, fica-nos talvez uma das imagens mais marcantes da prova: num dia de chuva e frio, Heirich Haussler (Cervélo) cruzou a meta sozinho e em lágrimas para garantir a sua primeira vitória em etapas na prova-rainha do ciclismo mundial. O triunfo na jornada foi, sem dúvida, um prémio mais do que merecido pelos mais de cinquenta quilómetros que o ciclista alemão percorreu já isolado, após ter deixado para trás os seus companheiros de fuga iniciais.

+ Com condições atmosféricas altamente adversas, os 200 km entre Vittel e Colmar ficaram marcados sobretudo pela atenção redobrada do pelotão, não dando azo, portanto, a grandes ataques entre os favoritos. Aproveitando essa situação, um grupo de sete ciclistas - entre os quais, Haussler, Jens Voigt (Team Saxo Bank), Franco Pellizotti (Liquigas) e Sylvain Chavanel (Quick Step) - libertou-se do pelotão ainda nos primeiros quilómetros. A contagem de montanha de primeira categoria ao quilómetro 138,5, contudo, levou ao desagregar do grupo em fuga, com Heirich Haussler a livrar-se definitivamente de companhia no sopé da contagem de terceira categoria seguinte. A partir daí, o alemão foi ganhando cada vez mais vantagem sobre o pelotão e o grupo de perseguidores e, na chegada à meta, não pode conter a emoção sentida pelo seu primeiro triunfo no Tour. Amets Txurruka (Euskaltel-Euskadi) foi o segundo classificado do dia, a 4'11'', sendo seguido por Brice Feillu (Agritubel) e Chavanel, a 6'13'' e 6'31''. Já o pelotão alcançou a meta 6'43'' depois do vencedor, com Peter Velits (Milram) e Thor Hushovd (Cérvelo) à cabeça do sprint.

+ Em relação ao topo da classificação geral, a única alteração do dia corresponde aos efeitos do abandono forçado do anterior quarto classificado, Levi Leipheimer (Astana), que partiu o pulso direito na queda do final da etapa de ontem. Entretanto, Rinaldo Nocentini (Ag2r) continua a ser o dono da camisola amarela, com Alberto Contador e Lance Armstrong a moderem-lhe os calcanhares. Tony Martin (Team Columbia) mantém-se como líder da juventude enquanto o seu companheiro de equipa Mark Cavendish se viu novamente exproriado da camisola verde por Hushovd. O norueguês pode não ser mais mais forte do que Cavendish num sprint para a meta mas, em compensação, sabe usar a sua experiência para ir buscar pontos onde o inglês não pode - enquanto Hushovd conseguiu passar esta etapa de média-montanha integrado no pelotão, Cavendish viu-se rapidamente relegado para um 'grupeto' e pagou a factura disso no final da jornada. Já que a luta da camisola amarela ainda não aqueceu, ainda bem que a disputa da verde nos vai garantindo tantas emoções... Por fim, ao nível da camisola de montanha, Egoi Martinez (Euskaltel-Euskadi) perdeu a liderança da classificação para Pellizotti.

+ Quanto a Sérgio Paulinho, o ciclista da Astana voltou a estar em destaque pelo trabalho para a equipa e concluiu a etapa na 74ª posição, a 7'12'' do vencedor e, portanto, já fora do pelotão principal. Na geral, o português ocupa agora o 40º lugar, a 12'19'' de Nocentini.

+ A etapa de amanhã - 199 km de Colmar a Besançon - constitui essencialmente uma prenda para os sprinters antes da entrada da prova nas montanhas dos Alpes. O percurso incluirá duas contagens de terceira categoria mas, à partida, será uma etapa para ser disputada em pelotão compacto, ao sprint. Caso venha a ser esse o necessário, será certamente interessante a luta Cavendish-Hushovd pela camisola verde.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 23:59


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes