home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, julho 16, 2009

TOUR DE FRANCE
Etapa 12

» Sorensen vence isolado, liderança segue com Nocentini


Foto ASSOCIATED PRESS

+ A décima segunda etapa da Volta a França, que ligou Tonnerre a Vittel, foi ganha por Nicki Sorensen (Team Saxo Bank) após um grande esforço individual nos últimos quilómetros do dia.

+ Inicialmente, o dinamarquês esteve integrado num grupo de sete ciclistas escapados mas, a vinte quilómetros da meta, saltou para a frente da corrida na companhia de Sylvain Calzati (Agritubel). Com Calzati a perder o fôlego a cinco quilómetros do final e com os perseguidores perigosamente próximos, Sorensen arrancou sozinho em busca da vitória da etapa e cruzou a meta isolado. O grupo perseguidor registou 48'' de perda enquanto o pelotão alcançou o final a 5'58'' do dinamarquês, com Mark Cavendish (Team Columbia) a liderar a luta pelos pontos que ainda restavam. Ainda assim, em relação ao pelotão, o facto digno de maior nota acaba por ser a queda em que se viram envolvidos Cadel Evans (Silence-Lotto) e Levi Leipheimer (Astana), que deixará os ciclistas em grande sofrimento para a etapa de hoje.

+ Na classificação geral, Rinaldo Nocentini (Ag2r) já igualou os seis dias de camisola amarela de Fabian Cancellara (Team Saxo Bank), conservando os seis e oito segundos de vantagem sobre Alberto Contador e Lance Armstrong (ambos da Astana). Tony Martin (Team Columbia) segue como sétimo da geral e líder da juventude enquanto Mark Cavendish e Egoi Martinez (Euskatel-Euskadi) souberam hoje defender as suas camisolas dos pontos e da montanha, respectivamente.

+ Sérgio Paulinho (Astana), o único português em prova após o abandono de Rui Costa (Caisse d'Épargne), terminou a etapa integrado no pelotão, na 55ª posição. Ao nível da classificação geral, porém, caiu do 41º para o 44º posto, mantendo os 11'50'' de diferença para o camisola amarela.

+ A etapa de amanhã ligará Vittel a Colmar através de um percurso de 200 km de extensão. Em virtude da má experiência da décima etapa, a UCI decidiu voltar atrás na sua proibição do uso de rádios neste dia. Contudo, com rádios ou sem rádios, o facto é que será uma etapa difícil para um pelotão cada vez mais desgastado: classificado como de média-montanha, o percurso incluirá uma contagem de montanha de primeira categoria para além de duas de segunda e duas de terceira. Com um perfil destes, talvez seja um dia do qual esperar surpresas...

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 23:59


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes