home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quarta-feira, julho 15, 2009

TOUR DE FRANCE
Etapa 11

» Cavendish iguala recorde com nova vitória, camisola amarela segue com Nocentini


Foto ASSOCIATED PRESS

+ À décima primeira etapa da Volta a França 2009, já não restam dúvidas sobre a supremacia de Mark Cavendish no sprint: o ciclista da Team Columbia não se deixou surpreender por Thor Hushovd (Cervélo) e Tyler Farrar (Garmin) na aproximação à meta e somou o quarto triunfo em etapas na prova. Na sequência deste resultado, Cavendish não só recuperou a camisola verde como também igualou o maior número de etapas ganhas (oito) no Tour por um ciclista britânico, estabelecido por Barry Hoban.

+ Em relação à etapa propriamente dita, os 192 km entre Vatan e Saint-Fargeau foram cumpridos de acordo com o que se esperaria de um percurso maioritariamente plano. Uma queda colectiva ainda nos quilómetros iniciais possibilitou a fuga de Johan van Summeren (Silence-Lotto) e Marcin Sapa (Lampre) mas o duo acabou por ser absorvido quando faltavam seis quilómetros para meta. Com o pelotão compacto, a Team Columbia viu o seu trabalho atrapalhado pela Milram mas, apesar do ataque precoce de Hushovd - que acabaria em quinto - e do excelente esforço de Tyler Farrar nos últimos metros, Mark Cavendish voltou a ser o primeiro a cruzar a linha de meta. Um sprinter excepcional e uma equipa bem oleada são uma combinação perfeita - e se outros quiserem vencer ao sprint, provavelmente terão que esperar uma chegada mais incomum, como foi o caso da sexta etapa.

+ Na classificação geral, Rinaldo Nocentini (Ag2r) segue calmamente de amarelo, mantendo os mesmos seis e oito segundos de vantagem sobre Alberto Contador (Astana) e Lance Armstrong (Astana), respectivamente. Entretanto, os quinze segundos de perda atribuídos ontem a Levi Leipheimer (Astana) e outros foram anulados e, como tal, o topo da classificação volta a estar como há dois dias atrás. Tony Martin (Team Columbia) e Egoi Martinez (Euskaltel-Euskadi) conservam as camisolas da juventude e da montanha enquanto, como já foi referido, Hushovd se viu obrigado a devolver a camisola verde a Mark Cavendish.

+ No que diz respeito aos portugueses em prova, a notícia do dia é o abandono forçado de Rui Costa (Caisse d'Épargne), que terá lesionado um ligamento na zona da clavícula após uma queda ao quilómetro trinta. O jovem ciclista português ainda terminou a etapa - último classificado do dia, a 4'11'' do vencedor - mas os exames revelaram que lhe seria impossível continuar em prova. Entretanto, Sérgio Paulinho (Astana) teve um corrida sem incidentes e cruzou a meta integrado no pelotão, no 104º posto, mantendo-se, como tal, no 41º lugar da geral, a 11'50'' do líder.

+ A etapa de amanhã terá 211,5 quilómetros e ligará Tonnerre a Vittel. Apesar de estar classificada como plana, a etapa terá um total de seis contagens de montanha (cinco de quarta categoria e uma de terceira), daí que talvez se possa esperar uma fuga de interessados na camisola da montanha.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 20:55


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes