home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




terça-feira, julho 14, 2009

TOUR DE FRANCE
Etapa 10

» Cavendish vence pela terceira vez, Nocentini continua de amarelo


Foto ASSOCIATED PRESS

+ No regresso do Tour à estrada após o primeiro dia de descanso, a etapa foi, no mínimo, desinteressante: fuga de quatro ciclistas nos quilómetros iniciais, pelotão a controlar tudo em ritmo de passeio e, no final, o sprint de Cavendish para a vitória, o único momento memorável da jornada. A organização banira os rádios para esta etapa com o intuito de a tornar mais emocionante mas o tiro saiu-lhe pela culatra, indubitavelmente - com ou sem rádios, são os ciclistas (instruídos pelos directores de equipa) que fazem a prova e o ritmo lento de hoje foi a afirmação disso mesmo. Caso a organização mantenha o braço-de-ferro, mais vale ignorar que há etapa de sexta-feira - também sem rádios - ou, pelo menos, ligar a televisão com apenas dois quilómetros para a meta...

+ Tal como se esperava para uma etapa em dia da Tomada da Bastilha, três homens da casa - Benoit Vaugrenard (FDJ), Thierry Hupond (Skil-Shimano) e Samuel Dumoulin (Cofidis) - lançaram-se em fuga logo nos primeiros quilómetros dos 194,5 km a percorrer entre Limoges e Issoudun, com a companhia de Mikhail Ignatiev (Katusha). Apesar do ritmo de treino do pelotão, o quarteto da frente nunca conseguiu construir uma grande vantagem e entrou nos dez quilómetros finais com pouco mais de meio minuto de diferença. Já com os ciclistas escapados à vista, o pelotão voltou a não ter pressas e acabou por absorver a fuga apenas a dois quilómetros da meta - e a partir daí, foi ver o comboio da Team Columbia a preparar o sprint de Mark Cavendish. Com Thor Hushovd (Cervélo) e Tyler Farrar (Garmin) na roda, o ciclista inglês voltou a estar insuperável no ataque à meta e somou assim a sua terceira vitória na presente edição da Volta a França.

+ Na classificação geral, não se registaram alterações nas três primeiras posições, com Rinaldo Nocentini (Ag2r) a manter-se de amarelo. Contudo, um atraso de 15'' de Levi Leipheimer na sequência de uma queda colectiva nos quilómetros finais levou à ascensão de Andreas Klöden (Astana) ao quarto posto da geral, com o mesmo registo de tempo que o americano, seu companheiro de equipa. Nas contas da camisola verde, o segundo lugar no sprint foi o suficiente para Hushovd se manter líder, enquanto Tony Martin (Team Columbia) e Egoi Martinez (Euskaltel-Euskadi) seguem como reis da juventude e da montanha, respectivamente.

+ Em relação aos portugueses, Rui Costa (Caisse d'Épargne) foi 50º na etapa, alcançando a meta com o pelotão principal, enquanto Sérgio Paulinho, no grupo dos 15'' de perda, foi 103º. Na geral, o ciclista da Astana segue melhor posicionado, na 41ª posição, com Rui Costa a manter-se como 88º classificado.

+ A décima primeira etapa do Tour 2009 ligará amanhã Vatan a Saint-Fargeau, com duas contagens de montanha de quarta categoria a pontuarem os 192 quilómetros maioritariamente planos. À partida, será mais uma etapa para os sprinters se digladiarem pela vitória, embora os quilómetros finais ofereçam umas viragens traiçoeiras para uma chegada em pelotão compacto.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 21:17


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes