home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, julho 26, 2009

Fórmula 1: GP Hungria

» Hamilton regressa às vitórias em fim-de-semana marcado pelo acidente de Massa


Foto Reuters

+ Hoje, no circuito de Hungaroring, o pódio da Fórmula 1 voltou ao 'normal': depois de meses de domínio repartido entre a Brawn GP e a Red Bull - duas equipas sem tradição na modalidade -, Lewis Hamilton e Kimi Räikkönen voltaram a colocar a McLaren-Mercedes e a Ferrari nos lugares mais altos do pódio. Embora beneficiando de alguns azares por parte dos seus adversários, Hamilton foi um justo vencedor da prova, pondo fim à verdadeira 'travessia do deserto' em que se estava a transformar a sua época.

+ O fim-de-semana em Budapeste ficou, contudo, manchado pelo grave acidente de Felipe Massa (Ferrari) na qualificação de ontem. No final da segunda manga de qualificação, o capacete do piloto brasileiro foi atingido por uma mola que se soltara do Brawn de Rubens Barrichello; inconsciente ou, pelo menos, muito atordoado, Massa saiu de pista e bateu a grande velocidade contra uma parede de pneus. O piloto da Ferrari acabou por ser transferido de helicóptero para um hospital na capital húngara, onde foi operado a uma fractura no crânio. Felipe Massa encontra-se numa situação estável, aparentemente sem lesões cerebrais, embora permaneça num coma induzido.

+ Depois dos minutos de angústia antes de se saberem notícias sobre o estado de saúde do brasileiro, a terceira manga de qualificação acabou por gerar um momento inesperado de humor: uma falha no sistema de cronometragem da FIA deixou os pilotos sem informação sobre a atribuição da pole position, obrigando-os a comparar os tempos para tentar perceber a situação de saída para a corrida. A recuperação do sistema confirmou Fernando Alonso (Renault) como o primeiro na grelha de partida para a corrida, à frente dos Red Bull de Sebastian Vettel e de Mark Webber. Se o bicampeão espanhol largou sem problemas, Vettel ficou com a corrida estragada logo na primeira curva, onde sofreu um toque do Ferrari do Räikkönen. O carro do finlandês não sofreu qualquer dano significativo mas Vettel acabou por abandonar algumas voltas depois. Entretanto, Fernando Alonso também já desistira devido a um problema na fixação da roda direita aquando do primeiro abastecimento, que se traduziria na perda da roda logo na volta de reentrada em pista. Hamilton, que ultrapassara Mark Webber graças ao KERS logo na quinta volta do Grande Prémio, assumiu, assim, a liderança da corrida e daí não mais saiu. O piloto britânico foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez, com Räikkönen a conseguir o seu melhor resultado da época com o segundo posto e Mark Webber completar o pódio na terceira posição. Nico Rosberg (Williams) foi o quarto classificado, Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes) foi quinto e Timo Glöck (Toyota) o sexto. O líder do campeonato, Jenson Button (Brawn GP), minimizou as perdas com o sétimo posto final, enquanto Jarno Trulli (Toyota) fechou os lugares pontuáveis.

+ No mundial de pilotos, Button conserva a liderança mas tem agora 'apenas' 18,5 pontos de vantagem sobre Mark Webber, o novo segundo classificado. Vettel caiu para o terceiro posto, a 23 pontos do líder, enquanto Rubens Barrichello segue na quarta posição, a 26 do seu colega de equipa. Quanto ao mundial de construtores, a principal notícia é a aproximação da Red Bull à Brawn, que conserva o primeiro posto com 15,5 pontos de vantagem sobre a sua rival. Em virtude do bom resultado de Räikkönen no dia de hoje, a Ferrari ascendeu agora ao terceiro lugar da tabela de construtores, relegando a Toyota para o quarto posto.

+ No próximo dia 23 de Agosto, a Fórmula 1 regressa com o Grande Prémio da Europa em Valência (Espanha). Com a Brawn em queda, a Red Bull com alguma tendência para os azares e McLaren-Mercedes e Ferrari a melhorar, será certamente uma prova interessante, sem vencedor à partida. Até lá, esperar-se-ão mais novidades sobre o estado de saúde de Felipe Massa e também sobre o seu substituto nas próximas corridas.


» FÓRMULA 1: Classificações

GP Hungria
Mundial de Pilotos
Mundial de Construtores


Artigo de Margarida Martins
Publicado às 16:42


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes