home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, julho 12, 2009

Fórmula 1: GP Alemanha

» Webber conquista primeira vitória da carreira em nova dobradinha da Red Bull


Foto ASSOCIATED PRESS

+ No Grande Prémio da Alemanha, disputado hoje em Nürburgring, o australiano Mark Webber (Red Bull) alcançou finalmente o triunfo que lhe escapava ao currículo - e fê-lo em grande estilo, sem dúvida.

+ Até agora à sombra das melhores prestações do seu companheiro de equipa, Sebastian Vettel, Mark Webber começou a construir um fim-de-semana de sonho logo com a conquista da pole position no dia de ontem. Contudo, o seu favoritismo viu-se ameaçado por um início atribulado de corrida: o australiano envolveu-se num pequeno incidente com Rubens Barrichello (Brawn GP) - que saíra do segundo posto da grelha de partida - e foi-lhe atribuída uma passagem nas boxes como penalização. O ritmo imparável do australiano permitiu-lhe, todavia, regressar ao comando da corrida na sequência da segunda ronda de reabastecimentos e aí se manteve até à bandeira de xadrez. O australiano foi acompanhado no pódio por Sebastian Vettel e Felipe Massa (Ferrari), que, à semelhança do que acontecera no Grande Prémio de Inglaterra, fez uma corrida de trás para a frente (partira do oitavo posto). Nico Rosberg, em Williams, foi o quarto classificado, logo seguido pelos Brawn de Jenson Button e Rubens Barrichello. Efectivamente, depois de um início de época fulgurante, a Brawn parece estar agora a perder algum fôlego: não só os seus carros foram consistentemente batidos ao longo do fim-de-semana como também cometeu erros nos reabastecimentos, o que levou Barrichello a manifestar publicamente o seu desagrado com a equipa. Quanto aos últimos lugares pontuáveis, ficaram entregues a Fernando Alonso (Renault) e Heikki Kovalainen, este ao volante de um McLaren-Mercedes renovado. A nova evolução da equipa inglesa deixou boas indicações em Nürburgring - nomeadamente o quinto melhor tempo registado por Lewis Hamilton na qualificação - mas uma saída de pista do campeão do mundo na primeira curva deitou a perder a possibilidade de um bom resultado. Resta esperar pelos próximos Grandes Prémios para ver se esta melhoria é real ou se é apenas fogo de vista...

+ Em termos de campeonato de pilotos, Jenson Button segue na liderança, com 68 pontos somados, mas começa a ver a vantagem encurtada: Vettel tem agora 47 pontos enquanto Webber ocupa o terceiro posto, com 45,5. Rubens Barrichello caiu para o quarto lugar da classificação, registando 44 pontos. Entretanto, no campeonato por equipas, a primeira posição continua a pertencer à Brawn, com 112 pontos; a Red Bull segue no segundo posto, com 92 pontos, e a Toyota começa a sentir a pressão da Ferrari no terceiro lugar.

+ O próximo Grande Prémio de Fórmula 1 terá lugar em Budapeste, na Hungria, no próximo dia 26 de Julho. Se a Red Bull voltar a vencer, a Brawn poderá começar a ver os dois campeonatos em perigo; contudo, também não de descartar um vencedor mais surpreendente, visto que a McLaren e a Ferrari se encontram em ascensão.


» FÓRMULA 1: Classificações

GP Alemanha
Mundial de Pilotos
Mundial de Construtores


Artigo de Margarida Martins
Publicado às 23:48


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes