home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, junho 07, 2009

AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 - GP Turquia

» Mais uma vez... Button


Foto GETTY IMAGES

+ Está visto que Jenson Button e o seu Brawn GP não têm rivais à altura: em Istambul, a prestação sem erros do piloto britânico garantiu-lhe o quarto triunfo consecutivo e a sua sexta vitória da época em sete provas disputadas (um registo de início de temporada que o iguala às lendas Jim Clark e Michael Schumacher). Embora tenha beneficiado de um erro de Sebastian Vettel (Red Bull) no início do Grande Prémio, Button foi, mais uma vez, um justo vencedor pela excelente gestão da sua corrida e continua a afirmar-se como a grande figura da época 2009 de Fórmula 1.

+ No entanto, o fim-de-semana de Button não foi completamente perfeito: na qualificação de ontem, o inglês viu a pole position ser arrebatada por Vettel, tendo que se resignar a sair para a corrida da segunda posição da grelha de partida. O alemão, o único que esta época já conseguiu bater Jenson Button, até largou bem mas uma saída de pista ainda na primeira volta entregou de bandeja a liderança - e a vitória - ao piloto da Brawn. Se Button teve sorte, o seu companheiro de equipa, Rubens Barrichello, bem pode novamente queixar-se do azar: problemas no arranque relegaram-no da terceira para a décima terceira posição e, ainda que tenha protagonizado alguns dos melhores momentos da prova na sua ânsia de recuperar lugares, acabou por ser obrigado a abandonar a corrida naquela que foi a primeira desistência da Brawn esta época. Mark Webber (Red Bull), quarto na grelha de partida e, logo, o mais beneficiado pelos problemas do brasileiro, terminou a prova como segundo classificado após a decisão da Red Bull de manter o seu colega de equipa numa estratégia de três paragens nas boxes. Sebasian Vettel ficou-se assim pela terceira posição final, superando Jarno Trulli (Toyota) e Nico Rosberg (williams), quarto e quinto classificados. Em mais um fim-de-semana decepcionante para a Ferrari, Felipe Massa não foi além do sexto posto, enquanto Kimi Räikkönen, nono classificado atrás de Robert Kubica (BMW Sauber) e Timo Glöck (Toyota), nem sequer pontuou. Embora os Brawn continuem a gozar de uma supremacia total sobre as restantes equipas, o Grande Prémio de hoje foi a primeira prova verdadeiramente interessante de uma época até agora monótona: Barrichello, Kovalainen, Alonso, Piquet, e Lewis Hamilton foram alguns dos animadores de serviço que conseguiram dar mais emoção a esta corrida e merecem destaque por terem relembrado o que faz com que a Fórmula 1 cative tantos adeptos.

+ Em termos de mundial de pilotos, Jenson Button segue, obviamente, como líder indiscutível, somando um total de 61 pontos. Barrichello é o segundo classificado, com 35 pontos, enquanto Vettel aproveitou o abandono do veterano brasileiro para se encurtar a sua desvantagem para seis pontos. Quanto à tabela de construtores, a Brawn GP regista já 96 pontos, com a Red Bull (56,5 pontos) e a Toyota (32,5 pontos) a ocuparem as segunda e terceira posições.

+ O próximo Grande Prémio de Fórmula 1 terá lugar no circuito de Silverstone, no dia 21 de Junho. Perante o seu público, Button quererá certamente dar continuidade à sua sequência de vitórias; resta saber se haverá algum piloto capaz de fazer frente ao líder do mudial.


» FÓRMULA 1: Classificações

GP Turquia
Mundial de Pilotos
Mundial de Construtores


Artigo de Margarida Martins
Publicado às 15:40


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes