home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, maio 24, 2009

LIGA VITALIS
Jornada 30

» União de Leiria garante segundo lugar, Boavista e Gondomar são despromovidos

Cássio festejou a subida da U.Leiria
Foto MAISFUTEBOL

+ Não se poderia ter imaginado um final mais emotivo para a Liga Vitalis 2008/09: tanto nas contas da subida como da descida, foi uma tarde de reviravoltas, de alegrias imensas para uns e desgostos terríveis para outros. Os festejos pertencem à União de Leiria, promovida à Liga Sagres, e à Oliveirense, que garantiu a manutenção; sentimentos opostos estão a viver o Santa Clara, que falhou a subida de divisão, e, sobretudo, o Boavista e o Gondomar, despromovidos à Segunda Divisão.

+ A União de Leiria dependia de um deslize do Santa Clara para alcançar o segundo lugar da classificação mas começou a cumprir a sua parte desde cedo: em Aveiro, os comandados de Manuel Fernandes chegaram ao intervalo a vencer já por 3-0. Na segunda parte, e já mais preocupados com os acontecimentos do jogo do Santa Clara, os leirienses viram o Beira-Mar a reduzir a desvantagem para 3-2 mas a vitória acabou por não escapar. Já com a confirmação da derrota do Santa Clara perante o Feirense (1-0), o apito final inaugurou os festejos da União de Leiria, que sobe ao escalão principal do futebol português após uma segunda volta de grande qualidade e com Manuel Fernandes - lesionado nas celebrações e agora de cabelo rapado... - como figura de proa da recuperação. Se a União de Leiria acaba por merecer a promoção, já o Santa Clara só se pode queixar de si próprio visto que partia para esta jornada final com um ponto de vantagem sobre os leirienses...

+ Nas contas do outro extremo da tabela classificativa, o Boavista repetiu a história do Santa Clara mas com consequências mais graves: os axadrezados perderam no Bessa perante o Sporting da Covilhã (4-1) e deixaram escapar a sua vantagem na luta pela manutenção. Num jogo que ainda vai dar muito que falar, o Sporting da Covilhã entrou a ganhar, inaugurando o marcador à passagem dos cinco minutos. Contudo, ainda na primeira parte, o árbitro Duarte Gomes terá ignorado uma falta sobre Adriano para grande penalidade, que poderia ter dado o empate ao Boavista. Com os nervos a pesarem, os axadrezados acabaram por sofrer um novo golo no início da segunda metade, com o resultado final a cifrar-se em 4-1 a favor do Sporting da Covilhã. A Oliveirense, que empatou com o Gondomar 1-1, igualou em pontos o Boavista e garantiu assim a manutenção graças à vantagem no confronto directo com os pupilos de Rui Bento. Com mais ou menos polémicas, Gondomar e Boavista jogarão a próxima época na Segunda Divisão, enquanto a Oliveirense se manterá na Liga Vitalis.

+ Nos restantes jogos, a Olhanense celebrou o campeonato e a subida de divisão presenteando o seu público com uma vitória por 1-0 sobre o Gil Vicente enquanto a outra formação algarvia, o Portimonense, não foi além de um empate 1-1 perante o Freamunde. O Vizela deslocou-se à Póvoa de Varzim para derrotar a equipa local por 2-0 enquanto o Desportivo das Aves foi derrotado em casa pelo Estoril (2-1).

+ Em jeito de balanço final, os grandes destaques da Liga Vitalis 2008/09 vão, por motivos opostos, para o Olhanense e para o Boavista. A formação dirigida por Jorge Costa foi uma justa campeã e merece por completo o regresso ao escalão principal do futebol português. Já o Boavista, esse mesmo clube que foi campeão há oito anos, está a passar pelo período mais negro da sua história: depois do processo Apito Dourado ter ditado a sua despromoção da Liga Sagres no ano passado, esta época os axadrezados não conseguiram brilhar nos momentos decisivos e estão agora condenados a passar pelo menos uma temporada na Segunda Divisão, o que nada ajudará à já complicada situação financeira do clube.


» LIGA VITALIS | 30.ª Jornada
(classificação) | (marcadores)

Varzim 0-2 Vizela
Boavista 1-4 Sp. Covilhã
Desp. Aves 1-2 Estoril
Portimonense 1-1 Freamunde
Olhanense 1-0 Gil Vicente
Oliveirense 1-1 Gondomar
Feirense 1-0 Santa Clara
Beira-Mar 2-3 U. Leiria


Artigo de Margarida Martins
Publicado às 18:40


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes