home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sexta-feira, março 27, 2009

AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 - Antevisão

» Um ano de grandes mudanças


Foto REUTERS

+ Em Melbourne, na Austrália, os motores já aquecem para o início do campeonato de Fórmula 1. Até aqui nada de novo, portanto: nos anos mais recentes, a Austrália tem sido sempre o palco inaugural da temporada. Contudo, desta vez, ‘tudo’ o resto é diferente: novas regras, polémicas de última hora e uma época de testes no mínimo intrigante prometem um ano de competição feroz e de grandes surpresas.

+ À primeira vista, é no desenho dos carros que os efeitos do regulamento renovado se tornam mais visíveis: a asa dianteira mais larga e a traseira alta e estreita são duas das características que mais diferenciam os modelos deste ano por comparação com os de 2008. As alterações, porém, reflectem apenas novas determinações – essencialmente de origem aerodinâmica – ditadas directa ou indirectamente pela revisão do regulamento. O congelamento da evolução dos motores, a restrição ao uso de apenas oito por piloto ao longo da época e a sua limitação a 18.000 RPM são, de algum modo, compensados pela introdução do sistema de recuperação de energia cinética (KERS): a energia gerada durante as travagens será armazenada numa bateria de modo a, quando accionada pelo piloto, elevar a potência do motor em 80 CV durante 6,67 segundos. Concebido para facilitar as ultrapassagens, o sistema KERS não se encontra, todavia, totalmente desenvolvido, daí que o seu uso seja facultativo – para já, em Melbourne, apenas a Ferrari, a McLaren-Mercedes, a BMW Sauber e a Renault confirmaram estar em condições de o utilizar. Por fim, no capítulo dos pneus, destaque para o regresso aos “slicks” dez anos depois do seu abandono.

+ A proibição de testes não deixará grande margem de evolução para as equipas ao longo da época e, num ano de tantas mudanças, este facto poder-se-á revelar crucial. Para já, a equipa que estará em maiores dificuldades é, surpreendentemente, a McLaren-Mercedes: nos testes de pré-época, os seus carros revelaram perdas de tempo preocupantes, embora se espere que alguns dos problemas tenham sido corrigidos já a tempo de conseguir uma prestação honrosa na prova deste fim-de-semana. Se Hamilton poderá estar em ‘maus lençóis’ para renovar o título de campeão, Fernando Alonso conta, à partida, com um Renault fiável e capaz de competir com os Ferrari de Kimi Räikkönen e Felipe Massa. No entanto, a equipa que mais atenções concentra neste momento é a antiga Honda, agora nas mãos de Ross Brawn (daí o nome de Brawn GP): Barrichello e Button mostraram-se extraordinariamente rápidos nos testes e o britânico é já apontado pelas casas de apostas como principal favorito à vitória no domingo. Resta saber se este desempenho é para durar ou não… Entre as restantes equipas, a Williams, a BMW Sauber e a Toyota são as mais cotadas para fazerem um brilharete pelo menos numa corrida da temporada.

+ Se 2009 já tinha tudo para se tornar um marco na história da Fórmula 1, as polémicas de última hora elevaram ainda mais os ânimos na preparação para a primeira corrida: na semana passada, a FIA anunciou que o vencedor do campeonato seria decidido pelo número de vitórias em detrimento da quantidade de pontos para, passados cinco dias, anular o novo sistema de pontuação na sequência de protestos de equipas, pilotos e adeptos da modalidade; já hoje, a Ferrari, a Red Bull e a Renault questionaram oficialmente a legalidade dos perfis extractores dos carros da Brawn GP, da Toyota e da Williams, com a FIA a decidir em favor das últimas, deixando-as, de algum modo, em vantagem para o Grande Prémio de domingo.

+ Os dados estão lançados e as expectativas aumentam a cada hora que passa – afinal, nunca foi tão difícil fazer ‘futurologia’ na Fórmula 1. No sábado, espera-se que a qualificação já forneça indicações mais fiáveis do real comportamento de cada carro, mas apenas a corrida permitirá começar a dissipar algumas incertezas e contradições deixadas pela época de testes. É caso para dizer que nunca mais é domingo!...

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 08:36


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes