home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, janeiro 18, 2009

TÉNIS
Open da Austrália: no azul de Melbourne

» Primeiro Grand Slam da temporada arranca hoje


Foto GETTY IMAGES

Melbourne já fervilha. Estamos a menos de uma hora do início da primeira prova do primeiro Grand Slam da temporada de 2009 e a expectativa é enorme em torno da edição deste ano. Conseguirá Rafael Nadal conquistar o seu primeiro Open da Austrália? Será Andy Murray a estrear-se a vencer em Grand Slams? Baterá Roger Federer o recorde de Pete Sampras? Ou repetirá Novak Djokovic o sucesso da época transacta? Mas também no capítulo feminino há interrogações e motivos de interesse. Quem sucederá a Maria Sharapova, ausente por lesão, é a pergunta que se impõe.

No capítulo masculino, Andy Murray tem andado na berlinda. O escocês começou a época em grande estilo, com vitórias sobre Federer (2) e Nadal e, sobretudo pela qualidade do ténis que vem demonstrando, afigura-se como o mais sério candidato ao troféu. Para azar de Nadal, está posicionado na metade superior do quadro, o que pode ser um sério entrave às pretensões do espanhol, nº1 mundial. Richard Gasquet, Lleyton Hewitt, Gilles Simon e Jo-Wilfried Tsonga são outros nomes a ter em conta.

Livre de Murray, a sua "besta negra" nos últimos tempos, Roger Federer não pode, contudo, rir-se da sorte de Nadal. O suíço, favorito da metade inferior, coabita nesse espaço com Marat Safin (possível adversário na 3ª ronda), Tomas Berdych ("oitavos"), Juan Martin del Potro, David Ferrer ("quartos"), David Nalbandian, Andy Roddick e Novak Djokovic ("meias"), muitos deles também sérios pretendentes à vitória final. O mais declarado é mesmo del Potro, que recentemente afirmou sentir-se "pronto para vencer o primeiro Grand Slam", mas Nalbandian e Djokovic talvez sejam os mais perigosos.

Do lado feminino, órfão de Maria Sharapova, vencedora de 2008, está tudo também em aberto. As irmãs Williams, superiores às demais quase quando lhes interessa, são fortes candidatas, mas as russas Dementieva, Zvonareva e Safina e as sérvias Jankovic e Ivanovic prometem não facilitar o caminho das norte-americanas.

Dementieva entrou a todo o gás na temporada corrente, somando dois títulos em outras tantas provas, mas pode vir a pagar caro o esforço despendido. Além do mais, uma vitória em solo australiano pode ser sinónimo de triunfos contra Serena e Venus. A primeira até já venceu categoricamente este ano, mas Grand Slams são outra loiça, que Dementieva não costuma partir.

A outra metade do quadro alberga as restantes favoritas. Jankovic é a nº1 mundial, mas ainda não tem nenhum Grand Slam no bolso; Ivanovic já o tem (Roland Garros'08), mas preferiu passear com Fernando Verdasco durante a pré-época, relegando o ténis para segundo plano; Dinara Safina ainda não se apresentou ao nível desejado; e Vera Zvonareva manteve-se alheada da competição, o que faz da sua verdadeira forma uma grande incógnita. No que toca às outsiders, muita atenção a Victoria Azarenka, pupila do português António Van Grichen, e a Caroline Wozniacki, duas jovens e talentosas tenistas que darão certamente muito que falar.

Por fim, referência à participação portuguesa neste Open da Austrália. Com Frederico Gil e Rui Machado ausentes por opção técnica, Michelle Brito e Neuza Silva foram as representantes das cores lusas. Michelle desiludiu, ao perder na segunda ronda do qualifying face a Alberta Brianti (168ª WTA), ao passo que Neuza sucumbiu ao esforço da primeira ronda (vitória por 16-14 ! na "negra"), perdendo na segunda frente a Olga Puchkova (157ª), por duplo 6-4.

Com honras de transmissão exaustiva no Eurosport - cerca de 10 horas diárias -, o Open da Austrália pode ser seguido bem de perto durante a próxima quinzena. Emoções fortes em perspectiva...a não perder!

Artigo de Carlos Morais
Publicado às 23:38


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes