home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




terça-feira, julho 22, 2008

TOUR DE FRANCE
Etapa 16

» Vitória de Cyril Dessel, Schleck segue de amarelo


Foto ASSOCIATED PRESS

A décima sexta etapa do Tour 2008 foi hoje ganha pelo ciclista francês Cyril Dessel (Ag2r), num dia que desiludiu pela falta de ataques entre os favoritos - estariam já todos a fazer contas à etapa de amanhã?

O percurso de hoje, com 157 km de extensão, ligava Cuneo a Jausiers e apresentava como pontos altos as duas contagens de montanha de categoria especial - primeiro o Col de la Lombarde e depois o Cime de la Bonette - Restefond, o ponto mais alto da presente edição da Volta a França, registando 2802 metros de altitude. A primeira grande fuga do pelotão, iniciada ao quilómetro quarenta, foi integrada por Christophe Le Mevel (Crédit Agricole), Sébastien Rosseler (Quick Step), Thomas Voeckler (Bouygues Telecom), Samuel Dumoulin (Cofidis) e Stefan Schumacher (Gerolsteiner). Contudo, Schumacher não tardou a isolar-se na frente da corrida, enquanto do pelotão saía um grupo de trinta perseguidores, incluindo Damiano Cunego (Lampre), Yaroslav Popovych (Silence-Lotto) e Cyril Dessel. Apesar de ter imposto um ritmo elevado durante um largo período da etapa, a entrada na segunda contagem de montanha do dia condenou ao fracasso a fuga solitária de Schumacher, com o alemão a ser apanhado a quatro quilómetros do topo.

Se no grupo do camisola amarela, Franck Schleck (CSC), não se assistiu a qualquer ataque "a sério" na subida para Restefond, na frente da corrida, a poucos metros do final da contagem, John-Lee Augustyn (Barloworld) destacou-se dos seus companheiros mas, já na descida, acabou por protagonizar um queda que o deixou "pendurado" na encosta da montanha, ficando a ver passar Dessel, Sandy Casar (FDJ), David Arroyo (Caisse d'Épargne) e Yaroslav Popovych rumo à meta com quase dois minutos de vantagem para o grupo de Schleck. A vitória na etapa foi então disputada por este quarteto, com Dessel a impôr-se no sprint a Casar e Arroyo, segundo e terceiro classificados, respectivamente. O grupo dos principais favoritos - incluindo os irmãos Schleck, Cadel Evans (Silence-Lotto), Alejandro Valverde (Caisse d'Épargne), Carlos Sastre (CSC) e Bernhard Köhl (Gerolsteiner) - cruzou a meta com 1'28'' de diferença para o vencedor. Quanto às desilusões do dia, os grandes destaques vão para a perda de mais de meio minuto por parte de Denis Menchov (Rabobank) em relação ao grupo do camisola amarela e para o facto de Christian Vandevelde (Garmin) ter terminado a etapa já a 4'04'' de Dessel.

Em termos de classificação geral, os resultados da tirada de hoje não produziram qualquer alteração nos três primeiros lugares: Franck Schleck continua na liderança da prova com os mesmos sete e oito segundos de vantagem sobre Köhl e Evans, respectivamente. As perdas de tempo de Menchov e Vandevelde possibilitaram a ascensão de Carlos Sastre à quarta posição da tabela, a 49'', enquanto o russo caiu para o quinto posto, agora a 1'13'' do líder, e o americano para a sexta posição, já a 3'15''. Na classificação relativa à camisola branca, Andy Schleck (CSC) aproveitou o dia menos bom de Vincenzo Nibali (Liquigas) para roubar ao italiano a liderança desta tabela, ainda que por apenas seis segundos de diferença. Já nas contas relativas às camisolas de montanha e de pontos, não se registam novidades de maior, na medida em que Bernhard Köhl e Óscar Freire (Rabobank) seguem como líderes.

O dia de amanhã será, provavelmente, o mais decisivo para a definição dos primeiros classificados nesta Volta a França (salvaguarda-se apenas uma margem para surpresas no contra-relógio individual de sábado...). A décima sétima etapa do Tour, entre Embrun e o Alp d'Huez, assemelha-se a uma montanha russa de tantas dificuldades que os ciclistas terão que enfrentar: aos 31 km, há uma primeira subida de terceira categoria (Col de Sainte Marguerite) só para o pelotão "aquecer as pernas" para a ascensão ao Col du Galibier ao quilómetro 79 (categoria especial); após uma longa descida, o quilómetro 156 km assinala a segunda categoria especial do dia, o Col de la Croix de Fer; e, como não há duas sem três, o final da etapa coincidirá com a ascensão ao Alp d'Huez (quilómetro 210,5), também de categoria especial. Tendo em conta a falta de ataques entre os favoritos no dia de hoje, a etapa de amanhã promete...

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 17:15


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes