home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, julho 21, 2008

LIVRES
Take #70

» As novas ambições

Yebda estreou-se a marcar pelo Benfica
Foto RECORD

FC Porto, Sporting e Benfica estão já em plena pré-época e, apesar de ainda não terem o plantel fechado nem contar com todos os jogadores possíveis, realizaram jogos particulares neste fim-de-semana. Tendo visto apenas o FC Porto na totalidade e segmentos de Sporting e Benfica, julgo que o balanço foi fraco. As equipas não deslumbram e, apesar de haver um ou outro pormenor de destaque, há ainda muito a melhorar.

Neste momento, Jesualdo Ferreira, Paulo Bento e Quique Flores não se importam com a qualidade do jogo, mas sim com outros pormenores, com a transição ofensiva a assumir importância fundamental. A concentração defensiva, a velocidade e outros factores são adquiridos quase de mão dada com a forma física. As movimentações nas transições dependem do treino, dos chamados automatismos, da ambientação de uma equipa, composta por diferentes jogadores, a uma nova mentalidade.

Neste aspecto, o Sporting poderia ser aquele que teria mais vantagem à partida. Os reforços estão perfeitamente ambientados ao futebol português: Batista é guarda-redes e não entra nas contas, Caneira e Rochemback até já estiveram no Sporting, enquanto Postiga ainda não chegou. Então por que será que o futebol esteve tão mastigado? Não só é precoce para fazer estas análises, como também é preciso ver outro aspecto. Os principais responsáveis para esta função nos últimos anos, Veloso e Moutinho, ainda não chegaram. E mesmo que cheguem, poderão vir a sair. Isto será uma verdadeira dor de cabeça para Paulo Bento.

No FC Porto, as coisas são diferentes. As duas equipas vão disputar o primeiro troféu da época e, neste momento, os dragões parecem levar uma enorme vantagem. Veloso, Moutinho, Postiga e Patrício ainda não treinaram, Bruno Alves, Raul Meireles e Quaresma já jogam. Os leões têm dois jogos, o FC Porto tem cinco. Das três, é a equipa de Jesualdo que melhor futebol evidencia e que maior rapidez consegue imprimir na transposição de jogo da defesa para o ataque. Pelo jogo de hoje, Tomás Costa parece ser uma excelente aposta. Se tiver Raul Meireles ao lado então... A verdade é que Jesualdo Ferreira parece estar a preparar tudo de forma a partir em vantagem para o jogo frente aos carrascos.

No Benfica, vive-se uma dupla ambientação. A do treinador e a dos jogadores, sejam reforços ou não. O plantel está longe de estar fechado e há muito ainda a definir. Tenho algumas dúvidas no planeamento do plantel e parece-me que, apesar do equilíbrio do plantel ficar a um nível muito mais elevado, surgirão investimentos deitados ao lixo, especialmente sabendo que jogadores como Nuno Gomes e Petit parecerem gozar de um estatuto especial. Cardozo e Makukula custaram 15 milhões, Aimar, Carlos Martins e Balboa foram 13,5 no total. Depois há ainda Ruben Amorim, Petit e Yebda, mais um jogador que poderá chegar para o lado esquerdo. O jogo com o Estoril não foi brilhante, mas teve bons momentos. Os reforços não fizeram os adeptos delirar, mas deixaram boas impressões. Vive-se o clima de nova época com novas ambições. Há trabalho para mostrar.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 00:32


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes