home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, julho 21, 2008

LIVRES
Futebol de Verão #1

Yannick Djaló em acção pelo novo Sporting
Foto MAISFUTEBOL

+ Vistos os três 'grandes' versão 2008/09 em acção, ainda muito pouco há a destacar do actual estado das respectivas equipas. Os resultados contam muito pouco nesta altura do ano, é certo, mas só o Sporting é que perdeu, logo no primeiro teste que teve digno desse nome. Diante do Sunderland, a novidade foi a abolição do losango na primeira parte e o destaque vai para os erros defensivos grosseiros que permitiram a reviravolta dos Black Cats.

+ Ronny, Pedro Silva e Grimi foram autênticos buracos na defesa dos leões. Salva-se o facto do argentino só ter começado a treinar há quatro dias. Os outros dois, esqueçam. Notou-se ainda a necessidade que qualquer jogador tinha de dar a bola a Rochemback. Pareceu-me exagerado. Também por isso, a equipa que menos mudou nos últimos três meses é a mais atrasada na preparação. E isso é preocupante. Sem alarmismos.

+ No Benfica, o agora chamado "Benfica de Quique Flores e Rui Costa", não consegui ver um Carlos Martins assim tão preponderante como as capas dos jornais fazem crer. Yebda e Balboa sim, foram destaques e com nota bem positiva. Surpreendeu-me o ex-Real Madrid. Pela negativa, Edcarlos - o que nem chega a ser surpresa.

+ O FC Porto, por sua vez, foi quem mais trabalhou até agora e também quem mais trabalho mostrou. Mas penso que há demasiadas opções que pisam os mesmos terrenos a meio-campo. Num jogo mostrou-se Guarín e noutro Tomy Costa. Mesmo assim, partindo do princípio que Lucho e Meireles têm as suas posições definidas, eu arriscaria no jovem Fernando Reges para aprender a fazer de Assunção. De resto, fica a ideia que não era preciso ir muito longe para conseguir os préstimos de laterais melhores que Benítez e Sapunaru. Barretes?

+ Quanto aos outros, tenho curiosidade para ver o que conseguirá o Vitória sem Geromel, Alan, Mrdakovic e Ghilas. Dos pilares da fantástica campanha de 2008, só Nilson, Sereno e Desmarets disfarçam a fractura na espinha-dorsal. Interessante também o desafio do Belenenses. Veremos se os azuis conseguirão fazer melhor com Mior, que terá que justificar o bom trabalho de há uns anos no Nacional.

+ No meio de tanto futebol de Verão, deixei para último a estreia oficial de uma equipa portuguesa na nova época. O Braga foi à Turquia ganhar ao Sivasspor (2-0), para a Intertoto, e está com pé e meio na 'pré' da Taça UEFA. Roland Linz e Moisés - os responsáveis por Volkan Ünlü vir a ter um espaço só dele naquelas compilações de 'bloopers' - abriram o caminho para a boa estreia de Jesus e marcaram o início do trajecto europeu dos arsenalistas.

Artigo de Da Rocha
Publicado às 01:51


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes