home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, julho 27, 2008

HÓQUEI EM PATINS
Portugal vice-campeão europeu

» Selecção das quinas só foi batida pela Espanha na final


Foto RTP

A selecção nacional de hóquei em patins sagrou-se vice-campeã europeia de hóquei em patins, na prova realizada em Oviedo, palco de uma das 20 conquistas lusas, em 1987. E ainda que o título europeu não tenha vindo para o nosso país, pode muito bem dizer-se que está limpa a péssima imagem deixada pelos portugueses no último mundial da modalidade.

Mérito para Luís Sénica, que soube pegar numa equipa "esfrangalhada" depois desse pesadelo de Montreux, marcado por derrotas desprestigiantes e um 6º lugar final, e torná-la num grupo de excelentes jogadores com potencial para grandes conquistas que fogem há já alguns anos.

Em Oviedo, Portugal assinou uma campanha muito boa, com vitórias sobre Inglaterra (7-0), Alemanha (4-1) e Suíça (6-3), na fase de grupos, e Holanda (10-1) e Itália (5-0), nos "quartos" e "meias", respectivamente, antes de ceder frente a "nuestros hermanos" por um equilibrado 1-0.

No jogo de ontem, foi a Espanha que entrou melhor, fazendo circular a bola com grande rapidez e criando algumas jogadas de perigo, quase invariavelmente iniciadas no stick de Pedro Gil. No entanto, a melhor ocasião do primeiro quarto da partida até pertenceu a Portugal, por intermédio de Reinaldo Ventura. O hoquista do F.C.Porto perdeu o esférico no meio-ringue espanhol, mas conseguiu recuperá-lo e isolar-se frente a Sergi Fernandez. Contudo, o guarda-redes espanhol venceu o duelo, à semelhança do que aconteceu por diversas vezes ao longo da partida.

E, claro, lá diz a velha máxima: "quem não marca, arrisca-se a sofrer". À passagem do 15º minuto, Marc Gual encarregou-se de adiantar os espanhóis no marcador, na recarga a um remate defendido por João Miguel. Um duro revés nas aspirações de Portugal.

Ainda assim, a equipa das quinas não baixou nunca os braços e, após o reatamento, surgiu disposta a mudar o rumo dos acontecimentos. Luís Viana viria mesmo a empatar, mas a dupla de arbitragem decidiu chamar a si algum do protagonismo, anulando imcompreensivelmente o golo. Um erro grosseiro, que viria a revelar-se decisivo no desfecho do jogo.

Até final, os jogadores lusos deram o tudo por tudo na tentativa de levar a contenda a um prolongamento, mas não mais o marcador sofreria qualquer alteração, não obstante a grande penalidade de que dispôs Reinaldo Ventura.

Este foi o quinto título consecutivo para os espanhóis, que passam a somar 14 e se aproximam dos 20 que contabiliza Portugal. No entanto, nada disso assusta, até porque estes jogadores deixaram bem claro que poderemos contar com eles para voltarem a erguer a modalidade a um patamar mais condizente com o estatuto de potência do hóquei patinado europeu e mundial.

Artigo de Carlos Morais
Publicado às 18:46


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes