home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, junho 22, 2008

AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 - GP França

» Massa vence e assume liderança do Mundial, Räikkönen é segundo


Foto REUTERS

Naquela que poderá ter sido a última prova de Fórmula 1 no circuito de Magny-Cours (França), a Ferrari teve um fim-de-semana (praticamente) perfeito e celebrou a dobradinha, com Felipe Massa a terminar à frente de Kimi Räikkönen.

Na qualificação, o finlandês fora o mais rápido e, como tal, saiu para a corrida de hoje a partir da pole position. Massa, com o segundo melhor tempo, confirmou o favoritismo da Ferrari para esta prova e a penalização de dez lugares a Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), o terceiro mais rápido na qualificação, em virtude do incidente no passado Grande Prémio do Canadá, deixava a porta escancarada para a dobradinha da equipa italiana. Contudo, nem tudo foram rosas: Räikkönen dominou a primeira parte da corrida mas um problema no tubo de escape permitiu a Massa assumir a liderança da prova, que manteve até ao final; o finlandês não terá ficado nada satisfeito com o seu resultado mas, pelo menos, ter-se-á que dar por contente com o facto do problema não o ter impedido de terminar a corrida. O terceiro lugar foi conquistado por Jarno Trulli (Toyota), de regresso ao pódio após três anos de espera, que conseguiu segurar atrás de si um Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes) disposto a tudo para lhe roubar a posição. O quinto classificado foi Robert Kubica (BMW-Sauber), enquanto o sexto lugar coube a Mark Webber (Red Bull). Nas últimas posições pontuáveis terminaram os dois pilotos da Renault, Nelsinho Piquet e Fernando Alonso, sendo que o brasileiro, para além de ter hoje pontuado pela primeira vez, se aproveitou de um erro do seu companheiro de equipa na penúltima volta para o ultrapassar e relegar para o oitavo lugar. Por fim, em relação a Lewis Hamilton, a penalização de dez lugares já não prometia uma resultado brilhante mas, tendo terminado apenas no décimo posto, pode dizer-se que o piloto britânico desiludiu...

Em virtude da vitória de hoje, Felipe Massa ascendeu à liderança do mundial de pilotos, somando um ponto de vantagem sobre Robert Kubica e cinco sobre Kimi Räikkönen. Na quarta posição segue Lewis Hamilton, já a dez pontos de distância do primeiro classificado. Em relação ao mundial de construtores, a Ferrari lidera com 91 pontos, enquanto o segundo lugar pertence à BMW-Sauber (74 pontos) e o terceiro à McLaren-Mercedes (58 pontos).

O próximo Grande Prémio terá lugar em Inglaterra, no circuito de Silverstone, a 6 de Julho. Lewis Hamilton, a correr em casa, estará desesperado por recuperar pontos em relação aos seus mais directos adversários, enquanto a Ferrari procurará assegurar a continuação das boas prestações de Massa e Räikkönen, este penalizado por azares nas últimas provas. E, claro, há ainda Kubica à espreita de nova oportunidade para brilhar, portanto, será certamente uma prova interessante.


» FÓRMULA 1: Classificações

| GP França
| Mundial de Pilotos
| Mundial de Construtores


Artigo de Margarida Martins
Publicado às 15:20


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes