home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quarta-feira, maio 21, 2008

NBA
Lance Livre #28

» Quatro mãos para um anel


Foto ASSOCIATED PRESS

Começam hoje as finais de conferência da NBA. Detroit Pistons, Boston Celtics, San Antonio Spurs e Los Angeles Lakers são os sobreviventes de uma longa época e, sinceramente, seria difícil ter finais mais ricas do que a actual. Das 61 edições da liga até ao momento, as quatro finalistas venceram 37. Para ser melhor, só se os Bulls estivessem no lugar dos Pistons, mas isso eram contas de outro rosário.

Boston Celtics. Foram a melhor equipa da fase regular, mas já sofreram seis derrotas no playoff. Chegados à final com 14 jogos disputados, frutos de duas vitórias 4-3 sobre Atlanta e Cleveland, a turma de Doc Rivers tem tremido, mas terá o factor casa frente aos Detroit Pistons. Kevin Garnett não tem desiludido e Pierce tem sido irregular, apesar de ter sido fundamentel no jogo sete com os Cavaliers. Do aclamado Big Three, só mesmo Ray Allen tem desiludido. O seu desempenho e a capacidade dos Celtics vencerem fora de casa serão dois pontos-chave. De destacar ainda o registo contra os outros três finalistas na temporada regular: 6-1.

Detroit Pistons. Pode ser uma equipa com poucos adeptos fora de Detroit, mas a verdade é que os Pistons garantiram a final de Este mais uma vez. Contra os Sixers, recuperaram de duas desvantagens (0-1 e 1-2), enquanto o triunfo contra os Magic chegou mesmo com a ausência de Chauncey Billups. Pela negativa, são a única equipa que perdeu em casa nos playoff.

LA Lakers. A chegada de Pau Gasol veio confirmar o esperado. A equipa da Califórnia estava a assumir-se como uma grande candidata ao título. Kobe Bryant foi eleito o MVP, Denver foi despachado com 4-0 e os Jazz ainda deram alguma luta (4-2), mas a sinfonia dos Lakers está mais ensaiada. Falta saber como encararão um estilo de basquetebol mais cauteloso e cínico dos San Antonio Spurs.

SA Spurs. São os campeões e, como tal, os principais candidatos ao título. A vitória na série contra Phoenix foi não só sorte, mas também o confirmar de uma mentalidade muito própria para os momentos decisivos, capazes inclusive de colocar Duncan a conseguir triplos. Frente aos Hornets, com 3-3 na série e a jogar em terreno alheio, a equipa de Popovich não tremeu e fez aquilo que tinha de fazer... vencer. Veremos como se dão com os Lakers.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 00:43


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes