home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, abril 27, 2008

TÉNIS
Masters Series de Monte Carlo'08: o quarto ceptro de Nadal

» Espanhol conquistou o quarto título consecutivo em Monte Carlo


Foto AP

Não há palavras para descrever a consistência de Rafael Nadal em pisos de terra batida. Com a vitória sobre Roger Federer, na final do Masters Series de Monte Carlo, o tenista espanhol não só conquistou o seu quarto título consecutivo em terras monegascas, como somou o 19º em pisos de pó-de-tijolo e elevou para 98 o número de vitórias nos últimos 99 jogos que disputou nesta superfície. Notável!

No jogo de hoje, até foi Federer quem entrou melhor, quebrando o serviço de Nadal logo de entrada. No entanto, o maiorquino respondeu de imediato, tal como viria a fazer no oitavo jogo, depois do suíço ter conseguido o break no sétimo.

Incapaz de cimentar pequenas vantagens, Federer teve, então, de servir por duas vezes para se manter no set. Fê-lo com sucesso na primeira ocasião, mas na segunda Nadal não deu hipóteses, fechando esse primeiro parcial (7-5) com um magnífico passing-shot em slice.

Mas quando se pensava que o espanhol tinha ganho, em definitivo, o ascendente da partida, eis que Federer surge imparável no início do segundo parcial. Surpreendentemente, o suíço rapidamente construiu uma liderança de 4-0, fruto de um estilo de jogo mais ofensivo e variado, que deixou o espanhol algo desconcertado.

No entanto, como é seu apanágio, Nadal não esmoreceu e voltou a impor o ritmo, conseguindo virar de forma fantástica o marcador, até aos 5-4. Federer parecia, então, um jogador diferente, muito mais inseguro e inconstante, somando erros sobretudo com a sua direita.

Ainda assim, o suíço conseguiu segurar o seu serviço nesse décimo jogo, mas quando se tratou de servir para levar a tie-break o segundo set, voltou a ser incapaz de o fazer com êxito, permitindo que fosse Nadal a receber mais dois troféus das mãos do príncipe Alberto do Mónaco.

Deste encontro ressalta à vista que, ainda que novamente derrotado por Nadal, como aconteceu em 7 dos 8 confrontos entre ambos em terra batida, Federer apresentou-se novamente ao seu melhor nível, depois de um início de temporada mais fraco. No entanto, o suíço continua a não saber lidar com as bolas altas "spinadas" para a sua esquerda e, sobretudo, não tem a solidez mental do espanhol, que invariavelmente leva a melhor nestas duras batalhas entre ambos.

Este foi o primeiro título de Nadal desde Julho de 2007 (Estugarda) e um importante tónico para a exigente temporada no "pó-de-tijolo" que se avizinha e na qual tem muitos pontos a defender.

Artigo de Carlos Morais
Publicado às 19:28


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes