home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, março 31, 2008

TÉNIS
Portugueses em alta

» Michelle Brito e Rui Machado têm sido as bandeiras do ténis nacional



O ténis português tem vivido um ano de 2008 fantástico. Depois das proezas de Neuza Silva, Gastão Elias e Frederico Gil na fase inicial da temporada, é agora a vez de se destacarem Michelle Brito, a "nossa" menina-prodígio, e Rui Machado.

Michelle, apesar da tenra idade, voltou a mostrar rodagem para a alta roda do ténis mundial e arrancou elogios dos mais diversos quadrantes da modalidade. Convidada para dois torneios de nível WTA (só tem direito a três convites e, recorde-se, o último será gasto no Estoril Open'08), a jovem tenista lusa, de apenas 15 anos, assinou espectaculares performances e alcançou importantes vitórias em ambos.

No primeiro, em Memphis, derrotou Stephanie Cohen-Aloro (119ª WTA), antes de perder, naturalmente, com a dinamarquesa Caroline Wozniacki (43ª). Já esta semana, em Miami, naquele que é considerado o mais importante torneio do circuito feminino a seguir aos denominados Grand Slams, Michelle não só superou a proeza da época transacta como conseguiu resultados ainda mais brilhantes, tendo batido, em dois épicos duelos, a russa Ekaterina Makarova (75ª WTA) e a polaca Agnieszka Radwanska, 16ª melhor jogadora do mundo, naquela que foi a segunda melhor vitória de sempre de um tenista português (em 1995, Nuno Marques bateu Alberto Berasategui, na altura 7º classificado do ranking ATP, na primeira ronda do Estoril Open).

Ontem, no entanto, a israelita Shahar Peer pôs fim à espectacular caminhada de Michelle, batendo-a por inapeláveis 6-0 e 6-2, num duelo em que a tenista portuguesa não soube lidar bem com o jogo defensivo da adversária, para além de ter acusado o cansaço acumulado nas quase cinco horas passadas em court nas rondas anteriores.

Quanto a Rui Machado, o tenista algarvio destacou-se pela sensacional campanha em futures de 10000$. Machado venceu 27(!) encontros consecutivamente, numa série começada em Bari (Itália), a 12 de Fevereiro, continuada em três futures portugueses e terminada no passado Sábado, nas meias-finais do ITF de Saragoça.

Esta série de Machado, que o levou a subir mais de 300 lugares no ranking mundial (726º->~415º), supera um antigo recorde de Nuno Marques, que, em Maio de 1999, alcançou 19 vitórias consecutivas, todas elas no decorrer de um circuito satélite de quatro etapas realizado em Espinho.

Assim, pode dizer-se que, em vésperas de dois importantíssimos acontecimentos para o ténis nacional -a eliminatória da Taça Davis e o Estoril Open'08-, há muitos motivos para sorrir. Não no-los tirem...

Artigo de Carlos Morais
Publicado às 11:28


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes