home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, fevereiro 28, 2008

LIVRES
Take #65

» O poder social do futebol



O futebol é o ópio do povo. A expressão é mais do que conhecida e representa a dedicação e vício que pode ter junto dos adeptos. Por muito que as verdadeiras funções do futebol possam estar camufladas actualmente, o poder social que exerce em todo mundo não pode ser esquecido.

Neste curto documentário de Silas Hagerty, descoberto aqui, a forma como o futebol contribui para a sociedade está descrita de forma perfeita.

Com o título "Lusaka Sunrise", Hagerty mostra-nos o aproveitamento que a associação da glória zambiana, Kalusha Bwalya, está a ter aproveitando o futebol como pólo aglutinador de interesses. Numa sociedade em que a esperança média de vida é de 35 anos, os riscos para a saúde, nomeadamente do vírus da Sida, são expostos de forma clara, de forma a criar uma mentalidade necessária para o problema.

Dennis Liwewe, comentador de futebol zambiano, junta ainda a maior importância da acção, lembrando que o futebol é o factor que melhor consegue juntar as 73 tribos zambianas que representam "literalmente" 73 dialectos diferentes.

Um grande documentário e um excelente exemplo da importância que o futebol pode ter.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 15:10


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes