home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, novembro 29, 2007

BRASILEIRÃO
Jornada 37

» Corinthians e Goiás perdem e adiam decisão da descida para última jornada


Foto UOL ESPORTE

Ainda não foi desta que ficou definido o quadro de equipas rebaixadas para a Segunda Divisão no Brasileirão. Depois de Paraná e Juventude terem confirmado matematicamente nesta jornada o que há muito se previa, juntando-se assim ao América-RN, Corinthians e Goiás disputam acerrimamente a permanência na elite brasileira. Todavia, ambos saíram derrotados dos seus embates: o Timão recebeu e perdeu por 0-1 com o Vasco e o Goiás perdeu com o Atlético Mineiro por expressivos 4-1.

Apoio da sua fanática ‘torcida’ não faltou ao Corinthians. Estádio lotado, com os adeptos sempre a puxarem pela equipa e a nunca desanimarem. Talvez embalados pelos cânticos, os jogadores corintianos entraram a todo o gás, a fazer muita pressão à equipa do Vasco, que consentia esse domínio com um estilo de jogo muito defensivo. Porém, a partir dos 20 minutos o jogo equilibrou, passou a disputar-se mais a meio-campo, mas as melhores oportunidades pertenceram sempre à equipa paulista, sendo disso exemplo o falhanço de Dentinho cara a cara com o guarda-redes Cássio aos 37’.

Na volta do intervalo, os comandados de Nelsinho Batista sabiam que este resultado não lhes interessava. Por isso, começaram a sufocar o Gigante da Colina, proporcionando uma série de boas defesas a Cássio, com algumas oportunidades flagrantes desperdiçadas pelo meio. Muito se notou no Timão a ausência do matador Finazzi por castigo… E, como o batido provérbio diz, quem não faz arrisca-se a sofrer: aos 69’, uma boa jogada vascaína é concluída por Allan Kardec, que ainda contou com um desvio de um central corintiano para bater o guardião Felipe. Foi o balde de água fria que ninguém do Corinthians esperava. A partir daí, a equipa da casa passou a jogar mais com o coração do que com a razão e complicou muito a sua situação: domingo desloca-se até a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio, ainda de olho na vaga que falta para a Taça Libertadores e, se acontecer o previsto, isto é, perderem e o Goiás vencer, uma das mais conceituadas e tituladas equipas brasileiras poderá, pela primeira vez na sua história, descer de divisão. O que seria desesperante para os milhões de adeptos espalhados pelo país…

A sentença do Corinthians só não ficou definitivamente traçada porque o Goiás não soube aproveitar a oferta. De visita ao Mineirão, a equipa comandada por Márcio Araújo foi presa fácil, até porque a sua principal estrela, o lateral Paulo Baier, foi anulado pela equipa mineira. O Galo, jogando sem pressão e com muito toque de bola, adiantou-se à passagem do minuto 24: Éder Luís foi até à linha de fundo e cruzou na medida de Marinho que abriu o marcador, pese o árbitro ter indicado autogolo de Fábio Bahia. Quatro minutos depois, e sem ninguém esperar, a turma goiana empatou: Paulo Baier aproveitou um livre para aparecer no jogo e cruzar tenso e certeiro na cabeça de Harison, que não enjeitou a oferta para igualar. Golo fácil do médio ainda ligado à União de Leiria.

O golo do empate parecia ter anestesiado a equipa. Todavia, após o intervalo e, provavelmente, depois de uma belo 'puxão de orelhas' do técnico Emerson Leão, a equipa da casa veio mais activa, voltando a assumir o controlo do jogo e a criar oportunidades. Numa delas saiu o segundo golo, marcado por Danilinho aos 75’, concluindo de forma fácil desvio de Renan após cobrança de canto. Com este golo a turma forasteira desmoronou, perdeu forças para tentar o empate e disso se aproveitou o alvi-negro mineiro para ampliar: aos 79’ Marinho fazia o terceiro após cruzamento de Danilinho e Éder Luís 'fechava o caixão' do Goiás, fazendo o quarto já em período de descontos, depois de bela jogada individual. Com este resultado, o Goiás tem de derrotar o Internacional no Serra Dourada e torcer para o Corinthians não derrotar o Grêmio para permanecer na primeira divisão.

No restante da jornada, destaque para a confirmação da presença na Taça Libertadores do Flamengo, que recebeu e derrotou o Atlético Paranaense (2-0) e para o empate do São Paulo com o Botafogo (2-2), num jogo onde estiveram a perder por dois golos e que serviu ainda para a entrega oficial da taça de campeão brasileiro.


» BRASILEIRÃO | 37.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)

Fluminense 3-2 Juventude
América-RN 0-3 Grêmio
São Paulo 2-2 Botafogo
Internacional 2-1 Palmeiras
Sport Recife 1-0 Cruzeiro
Flamengo 2-0 Atlético Paranaense
Paraná 2-3 Santos
Figueirense 2-0 Náutico
Atlético Mineiro 4-1 Goiás
Corinthians 0-1 Vasco


Artigo de Mário Palmeira
Publicado às 20:18


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes