home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, julho 26, 2007

TOUR DE FRANCE
Etapa 17

» Bennati vence ao sprint após fuga bem sucedida, Contador é o novo camisola amarela em virtude do abandono de Rasmussen


Foto ASSOCIATED PRESS

Mais uma vez, a notícia do dia na Volta a França é o que menos tem a ver com o ciclismo em si: ontem à noite, a equipa Rabobank pediu ao camisola amarela Michael Rasmussen para se retirar da prova afirmando que tinham provas que o ciclista faltou a dois controlos antidoping propositamente, alegando estar no México quando, na verdade, se encontrava em Itália. A equipa holandesa acabou por alinhar à partida para a décima sétima etapa mas foi notória a perturbação dos seus ciclistas, nomeadamente Michael Boogerd - na sua última participação no Tour, tendo desempenhado um papel fundamental para Rasmussen alcançar e manter a camisola amarela - e Denis Menchov, que decidiu abandonar a prova a meio da etapa aparentemente sem estar a passar por qualquer problema físico. O vencedor da etapa foi o italiano Daniele Bennati (Lampre Fondital), após integrar uma fuga bem sucedida; mas a etapa de hoje vai ser recordada por ter sido a primeira vez que a Volta França saiu para uma etapa em linha sem o camisola amarela no pelotão...

A etapa de hoje do Tour partiu de Pau com destino a Castelsarrasin, com a ligação a efectuar-se através de um percurso de 188,5 quilómetros com cinco contagens de montanha de quarta categoria e uma de terceira categoria. Ao quilómetro onze, o primeiro ataque no pelotão permitiu a formação de uma fuga, integrada por Jens Voigt (CSC), Martin Elminger (Ag2r), Daniele Bennati, Daniele Righi (Lampre Fondital), Markus Fothen (Gerolsteiner), Manuel Quinziato (Liquigas), Matteo Tosatto (Quick Step) e David Millar (Saunier Duval). Apesar dos ciclistas escapados terem demorado a construir uma boa vantagem sobre o pelotão, a passagem a cinquenta quilómetros da meta com quase oito minutos de vantagem começou a tornar mais provável o sucesso da fuga. Com a meta cada vez mais próxima, o grupo em fuga acabou por explodir, ficando Voigt, Fothen, Bennati e Elminger isolados na frente da corrida. A aproximação ao final da etapa foi efectuada ainda com os quatro ciclistas juntos - apesar de algumas tentativas de ataque nos quilómetros finais - e a vitória acabou por ser disputada ao sprint, onde o sprinter Daniele Bennati superou naturalmente os outros, com Fothen a terminar no segundo posto e Elminger a ser o terceiro classificado. Os restantes ciclistas que integraram a fuga cruzaram a meta em dois grupos distintos, enquanto o pelotão terminou a etapa com 9'39'' de atraso, com Tom Boonen (Quick Step) à cabeça em busca da bonificação para a classificação por pontos.

Na classificação geral, e após a retirada de Rasmussen, Alberto Contador (Discovery Channel) ascendeu ao primeiro lugar e enverga agora a camisola amarela, mantendo também, como é óbvio, a liderança da camisola branca. No segundo posto, a 1'53'', encontra-se Cadel Evans (Predictor-Lotto), enquanto Levi Leipheimer (Discovery Channel) encerra o pódio actual do Tour, a 2'49'' do líder. Carlos Sastre (CSC) é o quarto classificado, a 6'02'', Haimar Zubeldia (Euskaltel-Euskadi) o quinto, a 6'29'', e Alejandro Valverde (Caisse d'Épargne) o sexto, já a 10'18'' do novo camisola amarela. O sétimo posto é ocupado por Kim Kirchen (T-Mobile), a 11'36'', sendo seguido na oitava posição por Yaroslav Popovych (Discovery Channel), a 12'50'', e na nona posição pelo líder da montanha Juan Mauricio Hernandez Soler (Barloworld), a 13'31''. Beneficiando do abandono de Michael Rasmussen, Mikel Astarloza (Euskaltel-Euskadi) subiu à última posição do top ten da classificação geral, com 13'42'' de desvantagem em relação a Contador. Quanto à classificação da camisola verde, Tom Boonen segue na liderança, tendo dilatado a vantagem sobre o segundo classificado Robert Hunter (Barloworld) para vinte e dois pontos.

O português Sérgio Paulinho, da equipa norte-americana Discovery Channel, terminou a etapa no 74º posto, integrado no pelotão. Em termos de geral, subiu agora ao 66º lugar, somando 2h19'49'' de perda para o novo camisola amarela e seu colega de equipa Alberto Contador.

A etapa de amanhã - a última antes do segundo contra-relógio do Tour - ligará Cahors a Angoulême, sendo que o percurso de 211 quilómetros inclui dois pontos de sprint bonificado e quatro contagens de montanha de primeira categoria, todas elas ainda na primeira metade da etapa.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 17:15


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes