home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, junho 25, 2007

COPA AMÉRICA'2007
Apresentação

» Brasil e Argentina partem como grandes favoritas


Fotos ASSOCIATED PRESS

Tem início agendado para amanhã a Copa América'2007, prova que se disputa na Venezuela até ao próximo dia 15 de Julho entre as selecções filiadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e que conta ainda com a participação de duas selecções convidadas: os Estados Unidos e o México.

Finalistas em 2004, Brasil e Argentina voltam este ano, como é óbvio, a vestir a pele de candidatos à conquista da mais antiga competição entre selecções do futebol mundial. Os argentinos encaram o torneio com as suas principais figuras, ao contrário do Escrete, que não leva Ronaldinho, Kaká ou Ronaldo, e por isso mesmo reúnem maior favoritismo à vitória final - que, diga-se, colocaria um ponto final numa série de 14 anos sem qualquer título. Como outsiders surgem talvez Paraguai, Estados Unidos, México e Uruguai, quem sabe por esta ordem.



Do Grupo A fazem parte a selecção anfitriã, o Uruguai, o Peru e a Bolívia. Os venezuelanos congratulam-se por receberem pela primeira vez um evento deste calibre, mas o contributo de Juan Arango (Maiorca), cabeça de cartaz da equipa, não deve chegar para esta aspirar a mais do que atingir os quartos-de-final - o que já é significativo numa nação sem tradição no futebol, visto a Venezuela ser o único país de língua espanhola da América do Sul em que o desporto-rei perde para o basebol em termos de popularidade.

A Bolívia, dirigida pelo nosso bem conhecido Erwin Sánchez, é talvez a equipa mais fraca da prova, enquanto o Uruguai, de Fucile (FC Porto), Lugano (Fenerbahçe), Estoyanoff (Deportivo), Forlán (Villarreal) e Recoba (Inter), deverá discutir a vitória no grupo com o Peru, selecção que conta nas suas fileiras com jogadores como Jefferson Farfán (PSV Eindhoven), Paolo Guerrero (Hamburgo) ou Claudio Pizarro (Chelsea). Destaque ainda para outros dois jogadores com ligações a clubes portugueses: o peruano Alberto Rodríguez, do Sp.Braga, faz parte dos eleitos de Julio César Uribe, ao passo que o uruguaio Carlos Bueno, que passou pelo Sporting no último ano, assistirá ao torneio pela televisão.



No Grupo B, figuram Brasil, México, Chile e Equador. O conjunto de Dunga não leva algumas das estrelas mas continua com um excelente leque de opções, do guarda-redes Hélton ao goleador Afonso Alves, passando por Alex, Dani Alves, Diego, Anderson, Fred ou Robinho, entre outros. É, portanto, favorito número um a ganhar o grupo. No plantel canarinho, saliência para a presença de apenas três jogadores que actuam no Brasil: Kléber, excelente lateral-esquerdo do Santos, Josué, médio do São Paulo, e Alex Silva, irmão do benfiquista Luisão que também alinha no campeão brasileiro.

O México, de Hugo Sánchez, é, por assim dizer, o favorito número dois, pese as ausências de Pável Pardo e Osorio (ambos do Estugarda) e Carlos Salcido (PSV Eindhoven), enquanto o Chile, do desertor Rodrigo Tello, de Contreras (Celta), Matías Fernández (Villarreal) e Mark González (Liverpool), e o Equador, do experiente Ulises de la Cruz - que jogará a sua quinta Copa -, também têm uma palavra a dizer naquele que é considerado por muitos como o "grupo da morte".



Por último, no Grupo C moram Argentina, Estados Unidos, Colômbia e Paraguai. A Alviceleste, de Alfio Basile, conta com as grandes estrelas - Lionel Messi, Carlitos Tévez e o regressado Juan Román Riquelme - e leva também todos os principais jogadores da actualidade, de Zanetti a Verón, passando por Gago, Lucho González, Cambiasso, Crespo ou os irmãos Milito, pelo que só pode ser tida como candidata à vitória final. Ainda por cima, o povo argentino vê na conquista da Libertadores por parte do Boca Juniors um bom prenúncio para o fim do jejum de títulos ao nível da selecção principal. Ibarra, Daniel Díaz, Riquelme e Rodrigo Palacio querem por certo manter a sua senda de vitórias.

Os norte-americanos, por sua vez, participam por convite nesta Copa América e depois de neste domingo terem arrebatado a CONCACAF Gold Cup, ao passo que Colômbia e Paraguai são selecções com alguma tradição no torneio, apesar dessa tradição não se traduzir em títulos. Oportunidade para ver em acção Perea (Atl.Madrid), Fabián Vargas (Internacional) ou John Viáfara (Real Sociedad), no que diz respeito à equipa colombiana capitaneada pelo experiente Iván Córdoba, e ainda Morel Rodríguez (Boca Juniors), Júlio Dos Santos (Wolfsburgo) ou Óscar Cardozo (Newell's Old Boys e próximo reforço do Benfica), do lado paraguaio.

Para mais informações sobre esta Copa América'2007, como todas as listas de convocados ou mesmo o calendário do torneio, convém consultar o sítio oficial da prova em: www.copaamerica.com.

Artigo de Da Rocha
Publicado às 20:12


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes