home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




terça-feira, maio 29, 2007

LIVRES
Take #21

» Rescaldo: 13.º ao 16.º


Foto ARQUIVO

A Bwin Liga deste ano despromoveu Beira-Mar e Desp.Aves, precisamente as duas equipas que haviam subido o ano passado. Subindo com Inácio e Prof.Neca, as duas encetaram por caminhos diferentes.
No Desp.Aves, o Prof.Neca levou a cabo a sua teoria que não se deve mexer praticamente nada em equipa que sobe e pagou caro por isso. Em Janeiro, foi obrigado a corrigir grandes lacunas (dos piores ataques do campeonato) no mercado e tentou salvar a equipa da terceira despromoção na terceira presença no escalão máximo. Jorge Ribeiro e Moreira chegaram a ser decisivos em algumas partidas, mas as duas últimas jornadas deitaram tudo por terra.

No Beira-Mar a contratação de Mário Jardel deixou o país futebolístico com grandes expectativas relativamente ao jogador e ao que a equipa poderia fazer. A verdade é que depois de um começo razoável, com algumas más arbitragens a piorar, o Beira-Mar começou a perder jogos consecutivos e a ser relegado para os lugares do fundo da tabela. A dança de treinadores começou e Augusto Inácio deu o lugar a Carvalhal, que por sua vez foi substituído por Paco Soler, numa altura que o Beira-Mar se abriu à Invertfutbol. Aí, a equipa teve inúmeras entradas e saídas, mas nunca conseguiu encontrar a regularidade precisa para a permanência.

O V.Setúbal voltou a ser uma grande desilusão. Começando a época na UEFA, Hélio não aguentou muito tempo, face aos maus resultados. A saúde financeira da equipa sadina há muito que está degradada e as polémicas sucederam-se. António Conceição passou sem glória pelo comando técnico e teve que ser Carlos Cardoso, a solução de recurso nestes casos, a terminar a época. Incapaz de fazer frente aos três grandes (0 pontos nos 6 jogos), o Setúbal conseguiu uma recta final positiva, coroada com a vitória na Figueira da Foz que lhe permitiu a permanência, face aos resultados dos adversários directos. O ganês Ayew, contratado a meio da época, foi fundamental ao marcar vários golos decisivos.

A Académica foi, possivelmente, a maior desilusão do campeonato. Manuel Machado chegou rotulado de treinador europeu, face aos lugares que tinha conseguido no Guimarães e Nacional, mas a vida em Coimbra foi diferente do que o próprio e os adeptos esperavam. Uma grande revolução na equipa custou-lhe as primeiras jornadas da época e um calendário impróprio nas jornadas finais deixou-o sempre um subtil patamar acima da luta pela permanência. A vitória em Aveiro na recta final permitiu-lhe alguma segurança. No entanto, fica aquém das expectativas.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 15:30


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes