home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, maio 27, 2007

AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 - GP Mónaco

» Alonso vence e ascende à liderança do mundial


Foto AFP

A prova mais mítica do circuito mundial de Fórmula 1, o Grande Prémio do Mónaco, foi hoje ganha por Fernando Alonso, ao volante de um McLaren-Mercedes, depois de um fim-de-semana sem falhas por parte do actual campeão.
O espanhol superou o seu colega de equipa, Lewis Hamilton, na qualificação e, ao sair da pole position, liderou a corrida do princípio ao fim, registando também a volta mais rápida. A prova decorreu sem grandes incidentes – apenas quatro desistências no Mónaco é quase um recorde! – e, na frente, Alonso foi apenas desafiado por Hamilton, já que Felipe Massa (Ferrari), terceiro na grelha de partida, não demonstrava andamento para perseguir os McLaren e Kimi Räikkönen estava longe dos primeiros lugares, depois de um erro na primeira manga de qualificação o ter obrigado a partir apenas da décima sexta posição. Com Fernando Alonso no primeiro lugar a resistir às aproximações de Hamilton – e a mostrar que, apesar do inglês ser a estrela em ascensão da Fórmula 1, o campeão em título ainda é ele – e Massa resignado ao terceiro lugar, um dos destaques da corrida foi Giancarlo Fisichella (Renault), que manteve a quarta posição do princípio ao fim da prova e assim garantiu o melhor resultado da época para a equipa francesa. Entretanto, os dois pilotos da BMW, Robert Kubica e Nick Heidfeld, continuam a demonstrar grande consistência nas suas prestações, terminando hoje na quinta e sexta posição, respectivamente. O sétimo classificado foi Alexander Wurz (Williams), que, para além de ter pontuado pela primeira vez esta época, fê-lo com o mérito acrescido de, nas voltas finais, ter resistido às investidas de Räikkönen, que terminou apenas em oitavo lugar. O piloto finlandês, depois da vitória na primeira corrida da época, tem vindo a desiludir – é sabido que também já teve problemas mecânicos, alheios à sua condução, mas não se pode ignorar que alguns dos resultados menos bons tiveram origem em erros próprios.

Nas contas do campeonato do mundo de pilotos, Alonso e Hamilton encontram-se empatados na primeira posição com trinta e oito pontos, com o espanhol a ter vantagem sobre o inglês por já ter vencido duas provas este ano. Felipe Massa mantém-se no terceiro posto, agora com trinta e três pontos, enquanto Räikkönen começa a ficar para trás, com vinte e três pontos. No campeonato de construtores, a McLaren-Mercedes regista agora setenta e seis pontos e aumentou a sua vantagem sobre a Ferrari de onze para vinte pontos, enquanto a BMW segue no terceiro posto, com trinta pontos somados. Pela negativa destaca-se a Honda que, esta época, não conseguiu ainda conquistar qualquer ponto.

O próximo Grande Prémio terá lugar no circuito de Montreal, no Canadá, no dia 10 de Junho e aguarda-se com especial esxpectativa o desenrolar da luta entre Alonso e Hamilton, não esquecendo que os Ferrari não andam tão distantes assim e que qualquer erro da McLaren pode ser aproveitado pela equipa italiana para se reaproximar.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 15:42


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes