home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, abril 29, 2007

INTERNACIONAL
PSV conquista tricampeonato na Holanda

» Koeman supera Ajax e celebra título por um golo


Fotos REUTERS, AP

O impensável aconteceu na última jornada da Eredivisie, que começou com três equipas em igualdade pontual no primeiro lugar. O AZ Alkmaar de Van Gaal (com uma diferença de golos de +53) tinha tudo reconquistar um título que lhe fugia há 26 anos, mas nunca esteve em vantagem na partida com o Excelsior e deixou a discussão do campeonato entregue aos outros dois emblemas da frente: Ajax (+47) e PSV (+46).

A equipa de Amesterdão esteve virtualmente em primeiro lugar durante mais de uma hora de jogo, mas um golo do capitão Phillip Cocu, aos 77 minutos, entregou o título à equipa do português Manuel da Costa, que é treinada pelo nosso bem conhecido Ronald Koeman.

O PSV Eindhoven acabou por golear o Vitesse por 5-1, o Ajax venceu 2-0 no reduto do Willem II e o AZ, que esteve em inferioridade numérica durante meia parte, perdeu no último minuto com o Excelsior (2-3). No final, apesar de PSV e Ajax terem exactamente o mesmo número de vitórias, empates e derrotas, a turma de Koeman a melhor sobre a de Ten Cate, com uma diferença de golos de +50 contra... +49. O AZ, que há dois já anos já havia perdido o bilhete para a final da UEFA no último minuto do prolongamento, foi novamente infeliz e terminou em terceiro.



Os de Eindhoven garantiram o terceiro título consecutivo e têm presença assegurada na Liga dos Campeões do próximo ano, ao passo que Ajax e AZ têm agora pela frente um duro play-off para decidir a outra vaga.

É caso para se dizer que a Liga mais ofensiva e com mais golos da Europa teve um final verdadeiramente louco, bem ao jeito do "attacking football" que por lá se defende. Os números comprovam-o: a última jornada rendeu 37 golos repartidos por 9 jogos (uma média superior a 4 golos por jogo), sendo que o especial destaque vai para a goleada imposta pelo Roda Kerkrade ao Heracles (7-0).

Artigo de Da Rocha
Publicado às 19:54


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes