home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, outubro 28, 2006

LIGA PORTUGUESA
FC Porto vence Benfica no Dragão

» Bruno Moraes resolveu clássico nos descontos


Foto REUTERS

FC Porto 3-2 Benfica
(Postiga, 12', Quaresma, 20', Bruno Moraes, 90+2'; Katsouranis, 63', Nuno Gomes, 81')

» BWINLIGA | 8ª Jornada
| Estádio do Dragão, no Porto
| Lucílio Baptista (AF Setúbal)

Depois de duas temporadas sem derrotar os encarnados no seu reduto, o FC Porto derrotou o Benfica no Dragão (3-2) e isolou-se dessa forma na liderança da BwinLiga. O clássico foi um jogo emocionante, teve duas fases bem distintas e acabou por ser resolvido apenas no segundo minuto do período de compensações, com um golo pleno de oportunidade do brasileiro Bruno Moraes.

A titularidade de Paulo Assunção, em detrimento de Raul Meireles, foi a grande novidade apresentada por Jesualdo Ferreira, que contou ainda com o regresso do jovem brasileiro Anderson. Fernando Santos, por seu turno, também guardou para a última hora uma surpresa: Nuno Assis ficou no banco de suplentes e o mexicano Kikin Fonseca fez companhia a Nuno Gomes numa frente de ataque alargada que teve ainda Simão Sabrosa e Paulo Jorge como extremos.

Nos primeiros 25 minutos foi um FC Porto demolidor aquele que se apresentou no Dragão. Lucho González deixou bem cedo o primeiro aviso e Hélder Postiga inaugurou o marcador ainda antes de estar cumprido o primeiro quarto-de-hora. O internacional português rodou sobre um adversário, rematou de muito longe e contou com um precioso desvio em Lisandro López para bater Quim pela primeira vez.
Os encarnados acusaram o golo sofrido, andaram alguns minutos perdidos em campo e sofreram o segundo ainda antes dos 20 minutos. Paulo Assunção recuperou uma bola a meio-campo, lançou Ricardo Quaresma na esquerda e este fez o resto: iludiu Nelson, flectiu para dentro e rematou colocado, levando o esférico a entrar junto ao poste esquerdo da baliza de Quim.
Andavam dois génios à solta no relvado - Anderson e Quaresma - mas o minuto 27 trouxe um dado novo ao desafio, depois da lesão de Anderson (entrada dura de Katsouranis) que o obrigou a abandonar a partida.
Sem Anderson, notou-se um FC Porto mais previsível e menos arrebatador. O Benfica ganhou mais confiança, surgiu mais vezes junto do último reduto contrário e só não reentrou na discussão do resultado ainda antes do intervalo porque Hélton fez duas defesas assombrosas, a remates de Kikin Fonseca e Paulo Jorge.

A segunda parte foi totalmente diferente da primeira. O Benfica entrou melhor e foi mais equipa, enquanto o FC Porto, quem sabe sentado à sombra do resultado construído no primeiro tempo, respondeu apenas amiúde por Quaresma ou por Postiga.
Fernando Santos lançou Pedro Mantorras em vez de Fonseca e o angolano funcionou como talismã, já que os lisboetas reduziram no minuto seguinte. Canto cobrado por Simão Sabrosa e golo de Kostas Katsouranis, que saltou mais alto que Jorge Fucile.
O Benfica cresceu, acreditou que era possível chegar ao empate e conseguiu-o mesmo à entrada para os dez minutos finais. Mantorras esteve na jogada, abrindo na direita em Nelson, e o lateral-direito assistiu na perfeição Nuno Gomes, que voltou a marcar no Dragão.
Só com o jogo empatado é que Jesualdo Ferreira se lembrou que a vantagem conseguida na primeira meia hora poderia não chegar para vencer o clássico e lançou Bruno Moraes em vez de Assunção. Aposta ganha. 8 minutos depois, já nos descontos, um lançamento de linha lateral de Fucile provocou o pânico na área benfiquista e Bruno Moraes foi o mais esclarecido. Marcou, resolveu o clássico e lançou o público presente no Dragão em festa - além de, claro está, ter isolado os azuis-e-brancos na liderança da BwinLiga.

Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:38


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes