home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sexta-feira, agosto 25, 2006

LIGA PORTUGUESA
Porto vence Leiria

» Porto entra a ganhar na estreia de Jesualdo


Foto ASSOCIATED PRESS

FC Porto 2-1 U.Leiria
(Adriano, 20', Quaresma 45+1'; Sougou, 68')

» BWINLIGA | 1ª Jornada
| Estádio do Dragão, no Porto
| Duarte Gomes (AF Lisboa)

O Porto venceu o Leiria por 2-1 no jogo de abertura da BwinLiga, com golos de Adriano e Quaresma, com Sougou a reduzir para os leirienses. O novo técnico dos portistas, Jesualdo Ferreira, estreou-se da melhor maneira no comando do campeão nacional.

O novo técnico do Porto, como havia referido durante a semana, decidiu por manter o esquema táctico de 3x4x3. Relativamente ao onze apresentado na semana passada, Jesualdo lançou Sektioui na esquerda do ataque e Lucho González no meio-campo no lugar de Ibson. O argentino surgiu mais adiantado no terreno, próximo de Anderson, enquanto Raúl Meireles actuava perto de Paulo Assunção.
Do lado contrário, Domingos Paciência apresentou uma equipa talhada para o contra-ataque. O 4x3x3 do Leiria não conseguia apresentar uma boa ligação entre os sectores, já que Faria - médio de cobertura - abdicava de atacar para suster as investidas de Anderson e Lucho e Paulo Machado surgia muito preso de movimentos na esquerda, de forma a auxiliar Tixier na marcação a Quaresma. Assim, Harison tinha pouco apoio na organização e as jogadas de ataque partiam quase sempre de lançamentos longos dos dois centrais, Valdomiro e Marcos António, para os três avançados - Touré, Paulo César e Sougou.

O Porto entrou a comandar na partida, mas tinha dificuldades em importunar Bruno Vale. Quaresma tinha pouco espaço e Sektioui estava bastante apagado. No entanto, acabaria por ser o marroquino a assumir papel fundamental no primeiro golo da partida. Na esquerda do ataque, livrou-se de Éder e Paulo Machado e cruzou para o coração da área, onde Adriano apareceu de rompante a cabecear para o primeiro golo do campeonato.
Após a vantagem, o Porto tranquilizou e começou a dominar ainda mais o capítulo da posse de bola. O Leiria só conseguiu reagir com algum perigo aos 40 minutos. Após um livre da direita, Valdomiro saltou mais alto que Lucho e cabeceou por cima da barra de Helton.
Quando já se esperava o intervalo, Quaresma dilatou a vantagem portista. Jogada de insistência pela esquerda e, já em queda, rematou rasteiro junto ao poste esquerdo de Bruno Vale.

Na segunda parte, Domingos reforçou o meio-campo ao fazer entrar Cadú e Paulo Gomes nos lugares de Harison e Paulo César. Com estas mudanças, Paulo Gomes surgiu ao lado de Faria, dando a liberdade necessária para Paulo Machado adiantar-se no terreno e assumir a construção ofensiva, onde se sente mais à vontade. Na frente, Sougou e Touré apareciam bem abertos no terreno.
O Leiria conseguiu estender-se no campo e equilibrou o jogo. À passagem do minuto 68, Sougou reduziu a desvantagem para os visitantes. Após assistência de Paulo Gomes, Sougou rodou rápido sobre Pepe e, em esforço, rematou cruzado para um golo de belo efeito.
Logo após o golo, o Leiria ainda tentou o empate, mas o Porto acabaria por retomar o domínio do jogo. Raúl Meireles, com um remate forte para grande defesa de Bruno Vale, e Lisandro, cabeceamento à barra, estiveram perto de fazer o terceiro golo portista.

O Porto entrou da melhor maneira no campeonato, enquanto o Leiria de Domingos Paciência mostrou boas indicações para o futuro. Na próxima jornada, a equipa leiriense recebe o Beira-Mar, enquanto a turma de Jesualdo Ferreira jogará fora com o Estrela da Amadora.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 23:40


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes