home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, agosto 27, 2006

AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 - GP Turquia

» Felipe Massa vence pela primeira vez, Tiago Monteiro desiste


Foto AP

Felipe Massa, da Ferrari, venceu hoje o primeiro Grande Prémio da sua carreira, juntando esta vitória também à sua primeira pole position, conquistada ontem. Aliás, foi o fim-de-semana perfeito para o piloto brasileiro, que esteve absolutamente imparável ao longo de todo o Grande Prémio da Turquia, no circuito de Istambul Park, permanecendo no primeiro posto desde a primeira à última volta. Quanto aos dois pilotos que estão a disputar ponto a ponto a vitória na classificação por pilotos, Michael Schumacher (Ferrari) e Fernando Alonso (Renault) saíram respectivamente da segunda e terceira posição da grelha de partida. Entretanto, a prova começou logo com um incidente causado por Giancarlo Fisichella (Renault) na primeira curva, envolvendo alguns carros e deixando bastantes destroços na pista, levando a que Kimi Raikkonen (McLaren-Mercedes) furasse o pneu traseiro esquerdo. O piloto finlandês, mesmo depois de ter substituído o pneu nas boxes, acabou por ter uma saída de pista e desistiu na terceira volta. À passagem pela décima terceira volta da corrida, o safety car entrou em pista, na sequência do abandono de Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso) e enquanto se processava a retirada do seu carro, e, como tal, a grande maioria dos pilotos aproveitou para realizar a primeira paragem nas boxes. Ao contrário do que aconteceu noutras alturas, desta vez a Ferrari não fez jogo de equipa e Michael Schumacher teve mesmo que esperar já na via das boxes que Massa efectuasse a sua paragem, levando a que fosse ultrapassado nessa altura por Fernando Alonso. Depois dessa primeira passagem pelas boxes, Schumacher começou a perder bastante tempo tanto para Massa como para Alonso – não só estava com um andamento mais lento como ainda teve uma saída de pista – e só cerca de dez voltas depois começou a recuperar tempo. Contudo, e apesar de ter feito a segunda paragem quatro voltas depois de Alonso ter efectuado a sua, não conseguiu recuperar tempo suficiente para ficar à frente do piloto espanhol. As últimas quinze voltas da corrida foram, assim, bastante emocionantes, com o piloto alemão a pressionar ao máximo Fernando Alonso, na tentativa de ultrapassá-lo, mas sem sucesso. No pódio final ficaram então Felipe Massa, no primeiro lugar, Fernando Alonso, no segundo, e Michael Schumacher, no terceiro lugar. Nos restantes lugares pontuáveis terminaram Jenson Button (Honda), na quarta posição, Pedro de la Rosa (McLaren-Mercedes), no quinto posto, e Giancarlo Fisichella, no sexto, seguidos ainda de Ralf Schumacher (Toyota) e Rubens Barrichello (Honda).

No mundial de pilotos, Fernando Alonso aumentou a sua vantagem sobre Michael Schumacher para doze pontos, com o piloto alemão a somar agora noventa e seis pontos contra os cento e oito do espanhol. No terceiro lugar segue Felipe Massa, com sessenta e dois pontos. No mundial de construtores, a Renault continua na frente, com cento e sessenta e um pontos, apesar de ter visto a sua vantagem sobre a Ferrari encurtada, já que a equipa italiana tem agora cento e cinquenta e oito pontos.

O piloto português Tiago Monteiro, da Midland, que partiu da décima nona posição da grelha de partida, teve hoje um dia de grande azar já que foi obrigado a desistir logo na primeira curva da prova. Apesar de ter tentado afastar-se da confusão causada por Fisichella, acabou por ver um carro embater no seu, com os estragos – incluindo a quebra da suspensão dianteira – a impedirem a sua permanência em prova. Depois de uma época em que apenas não terminou uma corrida, esta foi já a quarta desistência do piloto português este ano.

O próximo Grande Prémio realiza-se no circuito de Monza, em Itália, no fim-de-semana de 9 e 10 de Setembro. Apesar de agora Schumacher já não depender apenas de si próprio para vencer o campeonato de pilotos, Alonso não se pode descuidar, esperando-se mais uma grande luta entre estes dois pilotos no Grande Prémio de Itália.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 14:22


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes