home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, junho 26, 2006

MUNDIAL'2006
Itália afasta Austrália

» Grande penalidade no último minuto decisiva

Grosso vai provocar contacto com Lucas Neill e iludir Medina Cantalejo
Foto ASSOCIATED PRESS

A Itália apurou-se para os quartos-de-final do Mundial da Alemanha. Uma grande penalidade muito duvidosa convertida por Francesco Totti no último minuto dos descontos deu a vitória à Azurra, num jogo em que a selecção de Lippi jogou grande parte da segunda parte reduzida a dez por expulsão de Marco Materazzi.

A Austrália, sem Kewell, apareceu bastante descontraída em campo, sem ter medo de ter a bola no pé e circulando a toda a largura do terreno, inclusivamente no meio-campo ofensivo. A Itália, sem Nesta e com Del Piero no lugar de Totti, jogava à sua imagem, jogando no erro adversário e criando algumas jogadas de perigo durante a primeira parte.
Luca Toni deu o primeiro aviso de cabeça, após assistência de Del Piero. Os Socceroos tinham mais tempo de posse de bola, mas as jogadas perigosas pertenciam aos italianos. Mark Schwarzer estava atento e negou o golo a Gilardino e Toni num espaço de dois minutos.
Apesar da superioridade na posse de bola, a Austrália só por uma vez conseguiu criar perigo na baliza italiana. Perto da meia hora, Chipperfield obrigou Buffon a uma defesa difícil a dois tempos.

Na segunda parte, logo aos cinco minutos, Medina Cantalejo, árbitro espanhol, entrou em plano de destaque. Assinalou falta contra a Itália à entrada da área e expulsou Materazzi. A partir daqui, o jogo teve praticamente um só sentido, sendo que a Itália defendia bem e lançava contra-ataques perigosos para os australianos.
Chipperfield e Cahill tiveram boas oportunidades mas não conseguiram concretizar, enquanto Iaquinta, do lado italiano, teve a quatro minutos do fim uma oportunidade perigosa, mas permitiu a defesa.
Quando se esperava o prolongamento, Medina Cantalejo voltou a entrar em jogo para assinalar uma grande penalidade muito discutível. Grosso, pela esquerda, evitou Chipperfield e, já dentro da área, cai num lance com Lucas Neill.
Chamado a converter, Francesco Totti acabou com o jogo, não dando hipóteses a Schwarzer.

Os italianos tiveram a sorte do jogo, enquanto a Austrália de Guus Hiddink deixou uma excelente imagem, que poderá ser mais frequente nos próximos anos face à remodelação do processo de qualificação.
A Itália vingou-se da eliminação de 2002 frente à Coreia do Sul de... Guus Hiddink e espera agora o vencedor do jogo entre a Suíça e a Ucrânia.

» MUNDIAL'2006
Oitavos-de-Final


ITÁLIA 1-0 Austrália
(Totti, gp, 90+3')

Artigo de Rui Silva
Publicado às 18:20


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes