home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




terça-feira, junho 27, 2006

MUNDIAL'2006
Brasil supera Gana

» Vitória da eficácia com Ronaldo histórico

Ronaldo festeja o 15º golo em Fases Finais de Mundiais
Foto AFP

O Brasil está nos quartos-de-final. A equipa canarinha derrotou o Gana (3-0), num jogo em que a eficácia dos brasileiros foi um trunfo letal para as aspirações da única sobrevivente africana.
Ronaldo entrou na história dos melhores marcadores em mundiais com um golo madrugador aos cinco minutos.

Carlos Alberto Parreira optou por voltar ao onze que iniciou o Mundial, deitando por terra as muitas expectativas relativamente a eventuais mudanças. Do lado ganês, o sérvio Dujkovic, sem poder contar com Essien, jogou com Addo e Draman ao pé de Appiah e Muntari.
A equipa ganesa apoiou a sua táctica defensiva na aposta do fora-de-jogo, mas essa táctica viria a tornar-se fatal. O primeiro golo surgiu no quinto minuto de jogo. Ronaldinho isolou Ronaldo, que aproveitou o mau posicionamento de Pantsil para seguir para a baliza, fintar Kingston e marcar o seu 15º golos em Mundiais. Curiosamente, o primeiro golo de Ronaldo tinha sido também contra uma selecção africana, nomeadamente Marrocos no segundo jogo do Mundial 98.

O Gana optava por um futebol apoiado, de bola no pé, que lhe permitisse chegar às imediações da baliza de Dida com algum perigo, mas o Brasil apresentava-se muito perigoso no contra-ataque. Pouco depois do golo de Ronaldo, numa jogada tirada a papel-químico, Adriano não conseguiu marcar e acabou por simular grande penalidade.
O Gana acreditava que era possível e, aos poucos, começou a criar cada vez mais perigo. A melhor situação de perigo para os Black Stars surgiu aos 42 minutos. Muntari cobrou um canto da esquerda e Mensah apareceu sozinho a cabecear para defesa por instinto de Dida com o pé direito.
Na resposta, o Brasil, já em tempo de descontos, aumentou a vantagem. Numa jogada rápida de ataque, Cafú cruzou e Adriano encostou à boca da baliza. A posição de Adriano foi motivo de muitos protestos ganeses, já que dá a sensação que o avançado do Inter se encontra adiantado no momento do passe.

Os protestos ganeses continuaram durante o intervalo e Ratomir Dujkovic, bem como o seu adjunto, foram expulsos por Lubos Michel.
Na segunda parte, a toada manteve-se, mas o Gana teve mais dificuldades em criar situações de grande perigo.
A equipa africana rematou muito, mas os remates levavam pouco perigo para Dida. Apenas Asamoah, por duas vezes, obrigou Dida a defesa atenta.
Do lado brasileiro, Roberto Carlos apareceu bem pela esquerda, mas rematou a figura de Kingston, enquanto Pantsil quase fazia auto-golo, não fosse a atenção do guarda-redes ganês.
Nos últimos minutos de jogo, o Brasil criou mais oportunidades de perigo do que até então. Ricardinho, acabado de entrar, assistiu Zé Roberto para o terceiro golo, em que mais uma vez a defesa ganesa mostrou demasiada imaturidade para jogar no fora-de-jogo, enquanto Ronaldo, Cafú e Juan também podiam ter marcado, mas Kingston foi um adversário à altura.

O Mundial 2006 já não tem equipas africanas, contando agora com duas sul-americanas e sete europeias, sendo que uma delas se vai despedir hoje: - Espanha ou França. A que ganhar defronta o Brasil no próximo Sábado.

» MUNDIAL'2006
Oitavos-de-Final


BRASIL 3-0 Gana
(Ronaldo, 5', Adriano, 45+1' e Zé Roberto, 84')

Artigo de Rui Silva
Publicado às 18:08


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes