home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, março 29, 2007

MODALIDADES
Karaté

» O karaté do Nuno*


Foto EKARATE.WORDPRESS.COM

* por Inês Meira

Por 10 vezes campeão nacional de karaté, Nuno Dias de 28 anos combina o seu esforço de atleta de alta competição com o gosto pela partilha. Dá aulas de karaté a adultos e crianças e finaliza a sua licenciatura em Ciências da Comunicação, numa tentativa de conjugar as suas paixões.

Com o olhar fixo no adversário, Nuno parte rapidamente para o ataque numa sucessão de golpes que termina com um pontapé direccionado à cabeça. Por fim, uma vénia e um abraço. Afinal isto é só um combate amigável.

O interesse pelo karaté surgiu logo em criança, aos 10 anos, como brincadeira de rua com os amigos, que gostavam de imitar cenas dos filmes japoneses. Sem perspectivas de competição, Nuno foi entrando em campeonatos por diversão até que o seu gosto pelo desporto foi amadurecendo, aliado aos bons resultados conseguidos. Hoje, actual campeão nacional de karaté (que em japonês significa “caminho da mão vazia”), graduação de 3.º dan, na categoria de combate, acumula 15 anos de prática na modalidade, área à qual dedica grande parte do seu tempo e esforço. “O karate define-se como uma constante busca pela perfeição, de um equilíbrio psicológico e físico, de uma harmonia integral do ser. Estar bem comigo é poder estar bem com os outros. Ao treinar sinto-me sempre a melhorar estes aspectos, o que me torna uma pessoa melhor”, diz Nuno.

Treina no Clube Nacional de Ginástica da Parede com o instrutor Jorge Marques mas, ciente da necessidade de treino e força de vontade constantes, Nuno considera: “O meu treinador sou eu próprio”. Ao contrário do que se passa noutros países, Nuno não tem patrocinador. Tem apenas algum apoio da Federação de Karaté, que lhe garante deslocações, estadias e alimentação durante as competições. Nuno acha “pouco” para quem tem estatuto de atleta de alta competição. A maior parte do tempo treina sozinho, o que numa modalidade de combate não é muito aconselhável. Fernando Ferreira, seu amigo e padrinho de casamento, fala do “irmão que o karaté trouxe”, dizendo que “o Dias é um lutador nato, nunca teve muito apoio, mas sempre conseguiu o que queria, ou pelos menos está no caminho para atingir o seu objectivo, tanto na vida pessoal, como na carreira profissional e desportiva”. “Em Portugal não sabem quem eu sou, mas no estrangeiro quando estou no pódio a ouvir o hino é o suficiente para me sentir orgulhoso de ser português”, acrescenta Nuno entre sorrisos.

Para além de ser nadador salvador na praia da Torre em Oeiras há 8 anos, Nuno é professor de karaté shukokai (que em japonês designa “caminho para todos”), no Clube Nacional de Ginástica da Parede, onde treina crianças e adultos há 10 anos. Com técnicas e movimentos muito idênticos ao karaté tradicional, o Shukokai destaca-se pela sua rapidez, o que permite maior eficácia no combate. Com a actividade de professor de karaté junta o útil ao agradável, pois gosta de transmitir os seus conhecimentos sobre a modalidade e, assim, consegue pagar os estudos.

Há quem procure uma vida inteira sem nunca encontrar algo que satisfaça realmente. Eu tenho sorte porque encontrei o karaté”. Como meta para o futuro, Nuno gostava de ser campeão olímpico, apesar do karaté ainda não ser olímpico; e sonha ser campeão mundial da WKF (World Karate Federation). Entretanto, vai coleccionando prémios. Quando Nuno fala em prémios mostra-se um pouco abstracto e tímido, contudo este jovem desportista já acumulou os prémios de: 10 vezes Campeão Nacional (-70kg, -75kg, +80kg, Open); 4 vezes Campeão Mundial de Shukokai; 4 vezes Vencedor da Taça de Portugal; 4.º lugar no Europeu de Tenerife em 2005 (+80kg); 1.º lugar no Torneio de Marrocos em 2005 (+80kg); 4.º lugar no Open de Paris em 2005 (+80kg); 4.º lugar no Open de Paris em 2006 (+80kg e Open); 3.ª Ronda do Europeu da Noruega em 2006 (+80kg).

Apesar de todos os prémios que já reúne, aquele que mais orgulho deixa transparecer é o prémio Personalidade do Ano, que recebeu em 2005 pela Confederação de Desporto de Portugal; para além das várias medalhas de Mérito Desportivo, que lhe foram atribuídas pela Câmara de Cascais e pela Junta de Freguesia da Parede. “O Nuno Dias será seguramente o karateca português - em provas de kumité - mais “conhecido” e “rodado” além fronteiras (...) O Nuno é aquilo a que, recorrendo a um estrangeirismo, podemos denominar de self made man”, comenta Rossana Garcia, repórter desportiva.

Este desportista de 1.88m é um jovem tranquilo e dedicado, educado, simples, algo introvertido e com um “humor muito característico”, como reconhece o seu amigo Fernando Ferreira. Nuno considera-se uma pessoa extremamente empenhada, que luta sempre pelos seus objectivos. “Sou apaixonado pela vida, tento aproveitar todos os momentos ao máximo (...) Um dia em que não se aprende nada é um dia perdido”.

Sempre foi um aluno médio, nunca estudou muito por estar sempre a treinar, uns dias futebol outros karaté. Esteve mesmo 8 anos sem estudar, altura em que se dedicou totalmente à competição. Hoje considera-se um aluno mais aplicado. Nuno frequenta o 3.º e último ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação, na vertente de Jornalismo, na Universidade Nova de Lisboa. Num futuro próximo, quer ser jornalista desportivo, porque quer “mostrar às pessoas que o desporto não é só futebol.” Escolheu o jornalismo como curso universitário por ser uma forma de estar sempre a par dos acontecimentos, nomeadamente os desportivos, “dá-me hipótese de me manter ligado ao desporto”, comenta Nuno.

Fora do ambiente de alta competição, Nuno faz natação e dança salsa e ritmos latinos, onde conheçou a sua mulher: “Adoro dançar e uma coisa levou à outra.” É casado há seis meses e gostaria de ter filhos em breve. Espírito independente, desde muito novo saiu da casa da família e começou a viver sozinho. Hoje diz: “a minha família é a minha mulher”. Reflectindo sobre o momento actual em que vive, Nuno diz sentir-se “muito feliz (...) Tenho uma mulher de sonho, faço o que gosto e estou rodeado de pessoas que realmente gostam de mim”.

Muitas vezes chamado de “zen em movimento”, no karaté procura-se maximizar o autocontrole, a atenção, a força e a velocidade. Uma magia que leva Nuno Dias, de kimono branco, faixa negra e pés descalços, um pouco por todo o mundo.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 10:21


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes