home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, fevereiro 25, 2006

LIGA PORTUGUESA
Sporting vence Briosa

» Leão vence e espera confronto de amanhã

Académica 0-3 Sporting
(João Moutinho, 2', Liedson, 58' e Nani, 90' gp)

» LIGA BETANDWIN.COM | 24ª Jornada
| Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra
| Jorge Sousa (AF Porto)

O Sporting venceu a Académica por 3-0 e alcançou a 5ª vitória consecutiva no campeonato.
João Moutinho, Liedson e Nani (de grande penalidade) marcaram os golos de uma vitória que, à semelhança da jornada anterior, é mais folgada no resultado do que na exibição.

O Sporting entrou em campo com um ritmo alucinante e a dominar por completo o meio-campo. O golo de João Moutinho surge numa altura em que a Académica ainda procurava adaptar-se ao meio-campo do Sporting. Com Carlos Martins e Sá Pinto de fora, Paulo Bento lançou Nani e Romagnoli simultaneamente - facto único no campeonato esta época. O argentino entrou em campo com uma excelente atitude e, nos primeiros 15/20 minutos do jogo, todos os caminhos iam realmente dar a Roma. Aos 2 minutos, Deivid cruzou da esquerda e Vítor Vinha acabou por aliviar contra João Moutinho. Estava feito o primeiro golo da partida.

Motivados com o golo, o Sporting continuou a liderar as incidências do jogo e Liedson esteve próximo de chegar ao segundo golo, mas chegou atrasado ao passe da esquerda. A pouco e pouco, o Sporting recuou, fruto da consolidação do jogo academista. O Sporting tinha aogra dificuldades em sair para o ataque e Filipe Teixeira liderava o processo ofensivo academista, juntamente com Brum numa fase mais recuada. Abel e Caneira sentiam dificuldades e eram, mormente, confrontados com uma desvantagem numérica nas laterais.
A Académica teve duas boas oportunidades na primeira parte. Filipe Teixeira rematou, à entrada da área, por cima da baliza de Ricardo e, em cima do intervalo, Ricardo desviou a bola para um sítio onde estava apenas Serjão. Contudo, o cabeceamento saiu ao lado do poste.

Na segunda parte, a tendência manteve-se. Nani e Romagnoli perderam fulgor e a Académica acercava-se com perigo da baliza de Ricardo. Nesta altura, Polga (com um jogo praticamente irrepreensível) e Ricardo (seguro e com defesas importantes) destacaram-se na defensiva sportinguista.
O Sporting chegou novamente ao golo, contra a corrente do jogo, ao minuto 58. Numa jogada de ataque rápido, Hugo Alcântara cabeceou para onde estava Liedson. Este, ao bom estilo de Jardel (era perito em marcar golos assim), segurou com o pé direito e com a bola a meia altura rematou com o esquerdo sem hipóteses para Pedro Roma. Mais um grande momento do "Levezinho" em Portugal.

Dez minutos depois, Liedson novamente teve oportunidade de acabar com a partida, mas perante Pedro Roma tentou o chapéu, fazendo a bola saiu um pouco ao lado da baliza.
Minutos antes, N'Doye tinha obrigado Ricardo a defesa atenta.
Apesar da Académica não causar jogadas de perigo flagrante, a preocupação leonina em segurar o jogo e não sofrer qualquer golo era evidente.
Até ao final da partida, o Sporting marcaria novamente. Pedro Roma agrediu Liedson e o árbitro assinalou grande penalidade. Chamado a converter, Nani não deu quaiquer hipóteses ao "guarda-redes" Gelson, que havia sido chamado para a baliza já que a Académica tinha esgotado as substituições.

O Sporting garante três pontos importantes para assistir ao clássico de amanhã. Depois de cinco vitórias consecutivas, o Sporting atravessa a melhor fase da época. Com 49 pontos e na 2ª posição, o Sporting receberá o Gil Vicente na próxima jornada.
Por seu turno, a Académica mantém os 26 pontos e poderá descer para os lugares de despromoção, dependendo do jogo do Paços de Ferreira amanhã. Na próxima jornada, desloca-se a Leiria.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 23:33


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes