home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, fevereiro 23, 2006

LIGA DE HONRA
Beira-Mar vs. Leixões

» Duelo de titãs secundários

No próximo Domingo à tarde, Beira-Mar e Leixões disputarão no Estádio Municipal de Aveiro um dos jogos mais esperados e ansiados da jornada futebolística. Por aqui, há mais de uma semana que os ânimos estão quentes e, certamente, todos encaram este jogo com muita importância. A vitória para o Beira-Mar significa um avolumar da vantagem para um dos terceiros classificados (o primeiro lugar que não sobe) e um passo importantíssimo para a promoção.
Do outro lado, o Leixões do recém-entrado Vítor Oliveira procura reduzir a desvantagem para os dois primeiros (Beira-Mar e Olhanense) e ganhar um excelente tónico para as restantes jornadas.

» Beira-Mar (fundado em 1922)

O Beira-Mar é o 1º classificado com 48 pontos, fruto de 13 vitórias, 9 empates e apenas uma derrota. Com 31 golos marcados é o 7º melhor ataque da prova (juntamente com o Desportivo das Aves) e os 13 golos sofridos são a 2ª melhor defesa.
Em casa, cederam apenas um empate com o Chaves e encontram-se no 1º lugar desde a 8ª jornada. A única derrota na Liga de Honra aconteceu à 5ª jornada em Marco de Canaveses, somando agora já 18 jogos consecutivos sem perder.
O Beira-Mar teve já duas séries de três vitórias consecutivas. No extremo oposto, esteve também 3 jogos sem ganhar - por uma vez.
No carácter disciplinar, o Beira-Mar é uma das equipas mais disciplinadas com 52 amarelos e 2 vermelhos - não viu, inclusivamente, qualquer cartão entre as jornadas 17 e 21.

O treinador é Augusto Inácio que alcançou o auge da sua carreira quando, ao serviço do Sporting, se sagrou campeão nacional. Natural de Lisboa, Augusto Inácio completou recentemente 51 anos.
O melhor marcador da equipa é Juliano Roma (10 golos em 18 jogos) seguido de Zé Roberto (com 5 golos). No total, o Beira-Mar distribui os seus golos por onze jogadores.

O futebol do Beira-Mar passou já por alguns momentos altos. Conta no seu currículo com uma Taça de Portugal (em 1998/1999 contra o Campomaiorense - golo de Ricardo Sousa), finalista derrotado em 1990/1991 (derrota com o Porto no prolongamento), na mesma época em que alcançou a melhor classificação de sempre - 0 6º lugar.
A única presença na Taça UEFA (em 1999/2000) foi saldada com uma eliminação frente aos holandeses do Vitesse de Arnhem.
Nos escalões de formação, os Juniores e Iniciados marcam presença no Campeonato Nacional.

Por último, além do futebol, o Beira-Mar tem mais seis modalidades: - Futsal, Basquetebol, Natação, Judo, Boxe e Ginástica.

» Leixões (fundado em 1907)

O Leixões é actualmente o 4º classificado com 37 pontos, fruto de 10 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. Têm o 2º pior ataque, ex-aequo com o Moreirense, - 24 golos e a melhor defesa com 12 golos. A jogar fora, o Leixões alcançou 3 vitórias, 4 empates e 5 derrotas.
O Leixões já teve duas vitórias consecutivas por três vezes, mas atravessou uma fase complicada de quatro jogos sem ganhar (referente à 6ª, 7ª, 9ª e 10ª jornada - o jogo da 8ª jornada disputou-se mais tarde). A melhor classificação obtida pelo Leixões foi o 2º lugar à passagem da 5ª jornada. Os jogadores de Matosinhos já receberam 63 amarelos e 3 vermelhos.

O técnico actual do Leixões é Vítor Oliveira, que fará em Aveiro o seu primeiro jogo depois de substituir Rogério Gonçalves. Natural de Matosinhos, Vítor Oliveira completou em Novembro último 52 anos.
O melhor marcador da equipa leixonense é Brasília (7 golos em 20 jogos) seguido de Jorge Gonçalves com 5 golos. No total, 9 jogadores já marcaram pelo Leixões.

O maior feito do Leixões foi a conquista da Taça de Portugal a 9 de Junho de 1961. Em pleno Estádio das Antas, a equipa comandada pelo argentino Filipo Nuñez derrotou o Porto por 2-0. Osvaldo Silva e Oliveira marcaram os golos de uma equipa que alinhou com José Rosas, Santana, Joaquim Pacheco, Mário Ventura, Raul Machado, Jacinto Santos, António Medeiros, António Silva e Eduardo Gomes para além dos dois nomes já citados. Finalista da Taça de Portugal em 2001/2002, a melhor classificação do Leixões foi o 5º lugar na época 1962/1963 (atrás de Benfica, Porto, Sporting e Belenenses).
Participaram por quatro vezes nas competições europeias, tendo obtido a melhor prestação em 1961/1962 ao alcançarem a 3ª eliminatória da Taça dos Vencedores de Taças, onde foram eliminados pelos alemães democratas do Motor Jena (os dois jogos foram realizados na RDA).
Nos escalões de formação, Juniores , Juvenis e Iniciados encontram-se nos Campeonatos Nacionais.

Além do futebol, o Leixões conta ainda com as modalidades de Bilhar, Boxe, Karate, Natação e Voleibol.

» O Árbitro - Pedro Proença

O árbitro lisboeta arbitrará o jogo entre Beira-Mar e Leixões - jogo que terminou empatado na primeira volta a zero golos. Curiosamente, Pedro Proença já apitou um jogo de cada uma das equipas, ambos fora contra o Portimonense. Curiosamente também, deu empate nas duas partidas.

Os dados estão lançados. Domingo decide-se o vencedor.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 10:37


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes