home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, dezembro 10, 2005

MUNDIAL'2006
Que Mundial para Portugal?

O sorteio de Leipzig realizou-se a noite passada e teoricamente, apenas teoricamente, é favorável à equipa das quinas.
México, Angola e Irão são os adversários na primeira fase. À primeira vista, podemos desde logo constatar algumas vantagens e desvantagens.
Por um lado, Portugal será a única equipa europeia de um Mundial que se disputa na Europa. Ao contrário do que se passou em 2002, Portugal não terá que se submeter a uma mudança drástica de clima e fuso horário. Angola, México e Irão passarão por isso. Até que ponto poderá ser uma vantagem? Apenas o tempo o dirá. Portugal dá-se bem nas grandes competições que se disputam na Europa - Mundial de 66, e os Euro 84, 96, 2000 e 2004 onde, apenas em 96 não chegou às meias finais. No México e na Coreia do Sul/Japão os resultados foram os que todos sabemos – eliminação na 1ª fase.

No entanto, mesmo teoricamente há algumas desvantagens. Creio que a ordem dos jogos não terá sido a mais favorável à equipa lusa. Jogar com Angola na abertura e terminar com o México pode ser muito traiçoeiro. Iniciaremos com uma Angola estreante em que os jogadores estarão nos índices máximos de motivação, que darão tudo para ganhar o primeiro jogo da primeira presença num Mundial, ainda mais contra a selecção portuguesa. No entanto, até que ponto as pernas podem tremer num ambiente frenético com um estádio cheio?

O México, cabeça-de-série do grupo, é uma equipa bastante forte que costuma surpreender amiúde nos Mundiais, numa altura em que até já nem é surpresa. No último Mundial, os mexicanos ficaram-se pelos oitavos-de-final onde foram eliminados pelos Estados Unidos (do grupo de Portugal). Uma equipa coesa, com boas individualidades e um bom treinador poderá dificultar em muito o objectivo de Portugal em vencer o grupo. Se as coisas não correrem bem e Portugal necessitar de vencer o último jogo, o México será sem dúvida um adversário muito complicado.
Por último, o Irão. A equipa iraniana marcou presença no Mundial de França onde ficou notabilizada pela vitória ante os Estados Unidos, num jogo que ficou marcado pelo conflito iraniano-americano.
A selecção é uma incógnita, mas espera-se que Portugal possa contrariar os chorudos prémios que o Irão oferece aos seus jogadores.

Passando o grupo, Portugal cruzar-se-á com um dos grupos mais fortes: - o grupo C da Argentina, Holanda , Sérvia Montenegro e Costa do Marfim.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 09:02


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes