home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, novembro 14, 2005

FUTEBOL DE A a Z
A evolução da estratégia #2

» A "revolução" do 4x2x4

Ao treinador brasileiro Feola é atribuído o mérito de ter sabido "limar" as falhas que o sistema 4x2x4 apresentava, conferindo-lhe uma nova dimensão através da aplicação de linhas metódicas, se bem que este sistema já tivesse sido aplicado pelos húngaros e provavelmente por outras selecções. A particularidade do sistema brasileiro - apresentado no campeonato do Mundo de 1958 - consistia na utilização sistemática do "fora de jogo" como táctica defensiva e no apoio que os laterais prestavam ao jogo ofensivo, especialmente o lateral-esquerdo Nilton Santos, jogador de grande robustez física.

O 4x2x4 brasileiro situava no centro do campo Didi e Zito, apoiados por um falso extremo-esquerdo como Zagallo, que se atrasava muitas vezes deixando caminho aberto para o avanço do lateral Nilton. Na frente de ataque pontificavam Garrincha, Vavá e Pelé - com apenas 18 anos no seu primeiro Mundial - de maneira a que o 4x2x4 funcionava, por vezes, num 4x3x3, se bem que o seu carácter ofensivo, imposto pelos brasileiros, permitiu conseguir resultados espectaculares como o 5-2 com que derrotou a Suécia na final.

Quatro anos após o Mundial da Suécia, o esquema sofreu alterações, contribuindo para isso a "imigração" e o desgaste físico de Didi e Vavá, entre outros, e o técnico brasileiro decidiu que os jogadores se pusessem ao serviço de uma "nova" estratégia que na realidade se havia aplicado em 1958 - o 4x3x3. Esta mudança tornou-se mais rígida quando Pelé se lesionou na primeira partida de 1962. Didi e Zito encarregaram-se do centro do campo, juntamente com Zagallo, que renunciou à sua finção de "falso" extremo, enquanto que na ponta se fixavam Vavá, Garrinha e o jovem Amarildo.

» Declínio do 4x2x4

A estratégia de Vincent Feola foi imitada em todo o mundo. A utilização de um quarto defesa foi considerado como um recurso defensivo em relação ao velho WM, mas esquecia-se que na frente se colocavam quatro avançados, enquanto que no sistema de Chapman só havia três.

Não obstante, com o passar dos anos, este esquema ficou desfasado e no seu lugar apareceu claramente definido o 4x3x3 em que, pela primeira vez, ficava estabelecida uma superioridade numérica dos defesas sobre os atacantes. Dito de outra maneira, admitia-se que a aparição de um defesa livre de marcação ou em função de "líbero" que se colocava por trás da linha defensiva.

Do ponto de vista racional, a adopção do 4x2x4 implicou uma ocupação simétrica do terreno de jogo, mas era evidente que deixava a construção defensiva a dois únicos jogadores - com o apoio irregular dos laterais e de um dos extremos. Estes últimos seriam as verdadeiras "vítimas" dos novos sistemas e a sua função tradicional de tipo ofensivo ficava esfumada, em especial a partir da adopção do 4x3x3.

Fonte: História do Futebol de Manuel de Sousa

Artigo de Rui Silva
Publicado às 11:31


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes