home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sexta-feira, outubro 21, 2005

LIVRE OPINIÃO
Tempo Livre #1

  • O Benfica é, de momento, o clube que melhor momento atravessa no panorama nacional. Depois de um começo titumbeante, Koeman aproveitou o renascimento de Nuno Gomes, a revelação de Nélson (revelação apenas para quem não observava os jogos do Boavista) e a chegada dos reforços Karagounis e Miccoli, especialmente este último.
    O Benfica conta já com quatro vitórias consecutivas na Liga portuguesa e na Champions mantém as esperanças intactas com quatro pontos em três jogos, faltando dois jogos em casa nos três que faltam. Tudo está em aberto, mas poucos acreditariam que estivesse tão bem neste momento.
    Na Liga portuguesa, tendo em conta apenas os "grandes", é a equipa que está, teoricamente, em vantagem, mesmo com o ponto de atraso relativamente ao Porto. Repare-se que nas sete jornadas já disputadas, jogou quatro vezes fora (duas delas no reduto dos principais rivais) e três em caso. O Sporting e o Porto apresentam registo inverso.

  • Adriaanse mantém-se à frente do Porto. Creio que ese posto nunca esteve em causa e nunca estará durante o campeonato. Após os erros consecutivos da época passada, Pinto da Costa sabia que Adriaanse teria de ser treinador para a época quando o escolheu. O tão famigerado futebol de ataque de Adriaanse já mostrou estar algo inadaptado ao futebol português, mas apesar de tudo, Adriaanse mostra inteligência para conseguir contrariar esse ponto a curto prazo. Até Dezembro, o Porto tem potencial para se manter na disputa do título e, aquando da reabertura do mercado, Adriaanse terá margem de manobra para reivindicar um central e um lateral-direito que possam vir suprir as principais lacunas da equipa do Porto e providenciar ao holandês uma base que lhe permita explorar a criatividade dos jogadores mais ofensivos.

  • O Sporting atravessa um período de mudança. Com as saídas de Peseiro, Paulo de Andrade e Dias da Cunha, a estrutura sportinguista está por arames. Paulo Bento parece ser o sucessor, mesmo que a curto prazo, de José Peseiro. Carlos Freitas já foi convidado para reintegrar a estrutura do clube e Filipe Soares Franco é, até novas eleições, o presidente do Sporting.

    A situação de Peseiro era insustentável e estava na altura de mudar. De todos os nomes aventados, creio que Paulo Bento era a única solução credível.

    Paulo Bento é um exemplo de profissionalismo ao serviço dos clubes por onde passou.
    Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Benfica, Oviedo e Sporting foram etapas que Paulo Bento soube cumprir com o máximo de brio profissional. Não espanta, portanto, que tenha chegado inclusivamente a envergar a braçadeira de capitão no Oviedo.
    Como todos os nomes, Paulo Bento terá as suas vantagens e desvantagens, para não falar dos pontos que têm implicações opostas. O técnico que se sagrou campeão nacional de juniores na época passada conhece bem a estrutura sportinguista, bem como os valores emergentes da formação. Do actual plantel sénior, já orientou o jovem Nani. No entanto, o ponto crucial de todo este tema é a relação que Paulo Bento tem com a equipa.

    A maioria dos jogadores fazia parte do plantel de 2003/2004 e, se por um lado, sabe a massa humana que possui, por outro não pode cair em quaisquer tipos de paternalismo para com os jogadores. Acredito que o consiga. Beto, Nélson e Sá Pinto devem ter noção da sua importância no seio do grupo e colaborar ao máximo com o técnico com o intuito de ultrapassar a crise actual do Sporting.
    A inexperiência como técnico principal é, na minha óptica, irrelevante para Paulo Bento. Poderá estar a colocar a sua carreira em perigo, mas é um risco que muitos gostariam de correr e, ao contrário de muitos outros, Paulo Bento saberá lidar com a situação.

  • No Braga, o professor Jesualdo Ferreira continua o seu excelente trabalho. Depois de uma época em que vacilou apenas nas últimas jornadas, o técnico reforçou o seu plantel com valores seguros (Luís Filipe, Rossato, Delibasic, Sidney, Hugo Leal) e no jovem Davide. Nem com a perda, com o campeonato já a decorrer, de João Alves e Wender a equipa acusou a responsabilidade. De facto, a campanha do Braga é de realçar. Sete jogos e apenas um golo sofrido não é para qualquer equipa. Não fosse a onde de lesões que ultimamente assola a equipa minhota (da qual Rossato é a última vítima) e tudo corria bem para o clube, já que a eliminação na UEFA não parece ter acusado no plano mental dos jogadores. Que Braga daqui para a frente? O futuro o dirá.

  • Na Madeira encontramos a outra revelação do campeonato - o Nacional. Manuel Machado, técnico que já alcançou feitos que poucos se recordam (título de campeão nacional nas camadas jovens do Guimarães, subida ao serviço do Fafe e a caminhada com o Moreirense da III à I Liga, bem como o regresso do Guimarães à UEFA), parece ter enveredado pelo bom caminho na Choupana. Sete jornadas decorridas e o Nacional ocupa o 2º lugar do campeonato. Não fosse o discurso repetitivo e pseudo-intelectual de Manuel Machado (note-se a quantidade de vezes que emprega o termo "décalage") e teria capacidade e carácter para assumir com sucesso um dos grandes nos próximos anos. Veremos.

    Como última nota, informa-se que o jogo da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal entre o Oeiras e Boavista já tem local marcado. O jogo disputar-se-á no Campo Conde de Sucena em São Pedro de Sintra (reduto do 1ºDezembro) pelas 16 horas. A equipa de Paulo Leitão merecerá especial destaque durante a semana aqui no LI. Brevemente.

  • Artigo de Rui Silva
    Publicado às 00:05


    futebol nacional

    blogobola

    blogs

    portais

    clubes

    modalidades



    © Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes